Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Conferência Internacional Inma

Redes sociais aumentam produtividade nas redações, diz Ricardo Gandour

Jornal AR acompanha evento em São Paulo | 23.08.16 - 17:11 Redes sociais aumentam produtividade nas redações, diz Ricardo Gandour (Foto: Adriana Marinelli/A Redação)
Adriana Marinelli

São Paulo -
O papel das redes sociais no jornalismo e as formas de aproveitar com responsabilidade o conteúdo que circula na web foram tema de palestra ministrada pelo jornalista e pesquisador Ricardo Gandour na Conferência Internacional Inma, em São Paulo, nesta terça-feira  (23/08). O jornal A Redação está presente no evento, que termina nesta quarta (24).
 
Destacando a importância de se ter cautela ao acessar os conteúdos que circulam nas redes sociais, Gandour reforçou a importância dessas plataformas para o jornalismo. "Destaco o aumento da produtividade nas redações na era das redes sociais. O número de jornalistas nos jornais diminuiu, mas percebemos o aumento na produção. Menos pessoas estão produzindo mais", enfatizou ao falar da facilidade de acesso às notícias publicadas em perfis nas redes sociais.
 
Ao comentar sobre o assunto, Gandour mencionou uma pesquisa realizada com o acompanhamento dele em 60 redações. "Mapeamos o enxugamento das redações nos últimos dez anos e percebemos que a produção de notícias não caiu", observou.
 
Atenção redobrada 
Após um ano de imersão na Columbia University, Ricardo Gandour retornou ao Brasil com informações importantes para as empresas de mídia e alerta para a importância de como combater a fragmentação digital e preservar contexto, relevância e credibilidade no novo ambiente informativo em construção.
 
Mesmo sabendo das facilidades expostas no meio digital, o especialista alerta: "Nem toda informação é informação jornalística. Nem tudo que vemos na rede foi checado. Muitas vezes parece jornalismo, mas não é".
 
Para ele, esse é um dos efeitos da revolução digital, que permite que qualquer pessoa lance informações, verídicas ou não, para elevado número de pessoas em pouco tempo. "O grande desafio da atualidade, considerando que ainda há muito para avançar,  já que estamos no meio da transição, é divulgar notícias de qualidade com agilidade. O que não está na web, não existe", concluiu.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351