Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Neste domingo (21/08)

Shopping de Goiânia instala posto de descarte de medicamentos

Produtos serão usados em fábrica de cimento | 16.08.16 - 17:00 Shopping de Goiânia instala posto de descarte de medicamentos (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
O descarte de medicamentos no meio ambiente é um problema presente no dia a dia da maioria das cidades e causa danos graves à saúde da população. Pensando em garantir uma destinação ambientalmente correta e economicamente viável aos resíduos descartados e contribuir para a sustentabilidade dos recursos naturais, o Passeio das Águas Shopping recebe, no próximo domingo (21/08), um posto de coleta de medicamentos vencidos ou inutilizados.  
 
Os medicamentos recolhidos na ação, que é realizada em parceria com a Farmácia Artesanal, serão entregues para a empresa Ecofarmacos, que utilizará os produtos como combustível para fabricação de cimento. Inclusive o furacão de seis metros, símbolo da Campanha de Descarte Inteligente de Medicamentos, será desmontado para também ser recolhido pela empresa.  
 
Para isso, as embalagens passarão por um coprocessamento (tecnologia desenvolvida na qual o forno usado para fazer cimento é o mesmo que destrói os resíduos e o material inutilizado). Neste processo, os resíduos industriais são utilizados como combustíveis da chama dos fornos e também substituto de matéria prima (componentes do calcário e da argila). Parte das cinzas geradas também vai compor o próprio cimento. 
 
Esse coprocessamento é totalmente controlado por agências ambientais e não altera a qualidade do cimento. Ao contrário, é uma tecnologia consagrada mundialmente e uma das responsáveis para que a indústria cimenteira brasileira seja considerada hoje uma das mais ecoeficientes do mundo. Essa é uma alternativa significativa para a destruição segura de resíduos causadores de passivos ambientai e doenças, além de contribuir também para mitigação das emissões de CO2. 
 
De acordo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a indústria de cimento do Brasil coprocessou (destruiu) cerca de 1,5 milhões de toneladas de resíduos em 2015, representando uma substituição de 13,4% da matriz de combustíveis do setor. Contudo, a indústria cimenteira brasileira possui um potencial de destruição de resíduos de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351