Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiás

Batalhão Ambiental combate pesca predatória em municípios goianos

Quatro pessoas foram detidas | 15.08.16 - 18:50 Batalhão Ambiental combate pesca predatória em municípios goianos (Foto: BATALHÃO AMBIENTAL / PM)
A Redação
 
Goiânia - O Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) apreendeu na última semana cerca de 120 redes de pesca irregulares em sete municípios de Goiás. Seis armas foram recolhidas, além de várias munições e mais de 10 quilos de pescados foram apreendidos durante as ações.
 
Os militares visitaram propriedades rurais e realizaram abordagens a veículos e embarcações na região do Rio Verdinho, em Caçu e Itarumã; Rio dos Bois, em Inaciolândia; Rio Paranaíba, em Cachoeira Dourada; Rio São Marcos, em Campo Alegre, Ipameri e Catalão. As ações também foram realizadas em São João da Aliança, no Nordeste de Goiás.
 
Em Caçu e Itarumã, região Sudeste, a operação durou três dias e os militares apreenderam 10 quilos de pescados, incluindo espécies protegidas por lei como o tucunaré, pacu e corvina. Também foram recolhidas uma espingarda alterada, munições intactas e deflagradas, cinco pindas, objeto utilizado de forma irregular para pesca e 15 redes. A PM também realizou trabalho em seis propriedades rurais. Quatro pessoas foram detidas.
 
Já o Policiamento Ambiental de Caldas Novas apreendeu 25 redes de pesca e vistoriou cinco propriedades rurais. Em São João D’ Aliança, cinco espingardas e 160 munições foram apreendidas, além de 80 redes de pesca e tarrafas.
 
Para o comandante do 1º Batalhão Ambiental da PM, tenente-coronel Wesley Portela, “é preciso garantir a preservação do meio ambiente por meio das fiscalizações, para que não tenhamos grandes problemas como hoje, a exemplo da falta de água nos tempos de seca”, disse.
 
Em Goiás, desde 2013, uma instrução normativa chamada de “Cota Zero” proíbe o transporte de irregular de pescados. O objetivo é preservar a fauna aquática nos rios e lagos do Estado. A lei prevê penalização para os que são flagrados transportando pescados de qualquer espécie provenientes da pesca esportiva, amadora e subaquática nas bacias hidrográficas goianas.
 
Extração de minério
Na sexta-feira (11/8) o Batalhão Ambiental apreendeu 12 dragas de extração de ouro e fechou um garimpo clandestino na região dos municípios de Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino, São Luiz do Norte e Uruaçu.
 
Além desses equipamentos, foram apreendidos dois caminhões caçamba, uma retroescavadeira que realizavam escavações e transporte do minério. “O garimpo irregular estava degradando uma área de nascente com cerca de 10 mil metros quadrados”, detalhou Wesley Portela. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351