Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Alemanha

Policiais procuram autores de ataque a shopping de Munique; oito morreram

Área foi isolada | 22.07.16 - 15:58 Policiais procuram autores de ataque a shopping de Munique; oito morreram (Foto: reprodução/Estadao)
BERLIM - Disparos foram registrados nesta sexta-feira, 22, em um shopping em Munique, no sul da Alemanha, segundo o jornal Süddetusche Zeitung, citando fontes policiais. Oficiais isolaram a área, disse um porta-voz da Polícia alemã. O Ministério do Interior da Alemanha confirmou a morte de ao menos três pessoas e alegou que várias ficaram feridas. Já segundo informações da polícia e da imprensa local, o ataque deixou ao menos oito mortos.
 
Vários agentes estão circulando neste momento pelo centro comercial Olympia e helicópteros sobrevoam a região.  O Süddetusche Zeitung afirma que o trânsito na região do centro comercial foi bloqueado. A rádio pública B5 informou que todo o sistema público de transporte da cidade foi desativado, enquanto a polícia procura pelo suspeito.
 
Fontes oficiais disseram em sua conta no Twitter que a situação "é confusa" e pediram que a população evite a área próxima ao local do shopping. Policiais de Munique suspeitam que episódio seja um atentado terrorista.
 
Um porta-voz da polícia disse que a ação começou em um restaurante do McDonald's por volta das 18h locais (13h em Brasília). Ele afirma que a polícia não sabe se está lidando com um ou mais atiradores.
 
"Muitos tiros foram disparados. Não posso dizer quantos, mas foram muitos", afirmou por telefone à agência Reuters um funcionário do shopping que permanece escondido no interior do centro comercial. "Todas as pessoas que estavam do lado de fora vieram correndo para o interior da loja. Eu só vi uma pessoa caída no chão, mas ela estava tão ferida que não tem como ter sobrevivido", completou a fonte. "Não temos mais informações. Estamos escondidos no depósito e a polícia ainda não chegou aqui."
 
A polícia de Munique informou em sua conta no Facebook que algumas testemunhas alegam ter visto três pessoas diferentes com armas no local. Agentes pediram que as pessoas permaneçam em suas casas e procurem um local seguro para ficar se estiverem nas ruas.
 
Segundo o jornal alemão Abendzeitung Muencher, mais de 15 pessoas morreram na ação, mas a informação ainda não foi confirmada. Já a emissora alemã BR afirma haver seis mortos. A agência de notícias alemã DPA informou que a polícia local disse "esperar muitos mortos". 
 
Ainda não informações sobre o responsável pelos disparos. Segundo o Sudduetsche Zeitung, agentes tentam localizar o suspeito. 
 
Um oficial não quis comentar o ocorrido e disse: "Estamos enfrentando um problema". A polícia de Munique está pedindo para as pessoas não divulgarem fotos ou vídeos da ação dos agentes "para evitar que qualquer informação útil chegue aos suspeitos".
 
Imagens de televisão mostram dezenas de veículos de emergência chegando ao shopping, localizado próximo ao Estádio Olímpico de Munique. 
 
A ação acontece na mesma semana em que um garoto de 17 anos atacou passageiros em um trem na Alemanha com um machado, deixando quatro feridos. O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque. O jovem foi morto pela polícia.
 
Rede social
O Facebook ativou na tarde desta sexta-feira o "Check-in de Segurança" para as pessoas que estão Munique marcarem que estão seguras - quando uma pessoa se define como "em segurança" seus amigos e parentes recebem uma notificação na rede social. O Check-in de Segurança foi utilizado pela primeira nos ataques de Paris, em novembro. Depois disso, a ferramenta já foi ativada por diversas vezes em situações semelhantes.
 
No Twitter, a hashtag #offenetuer (portas abertas) está sendo muito utilizada pelos usuários para estimular as pessoas a abrirem as portas de suas casas para quem está nas ruas a procura de abrigo. (Agência Estado) 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351