Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Patrimônio Histórico

Arquivo Diocesano na Cidade de Goiás é inaugurado

Marconi Perillo participou da solenidade | 01.07.16 - 14:20 Arquivo Diocesano na Cidade de Goiás é inaugurado (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
O governador Marconi Perillo participou, na noite desta quinta-feira (30/06), da solenidade de instalação do Arquivo Diocesano Dom Tomás Balduíno na Cidade de Goiás. Ao lado do governador estiveram a secretária de Educação, Raquel Teixeira, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan –, Kátia Bogéa, o diretor do PAC das Cidades Históricas, Robson de Almeida, a superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi, a prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos, entre outras autoridades civis e religiosas.
 
O Iphan investiu R$ 1,33 milhão nas obras de restauração do arquivo. O projeto incluiu a reestruturação do espaço externo para abrigar as instalações de um novo centro de pesquisa para a comunidade e também contextualizou o imóvel em seu ambiente urbano, evidenciando sua contemporaneidade. Desse modo, foram efetivadas ações como o posicionamento de um novo bloco, afastado do muro limite e próximo do edifício central, e a criação de acessos diferenciados para o público externo e interno.
 
Entre os arquivos da Diocese constam documentos de valor histórico, como batismos, casamentos e óbitos dos séculos XVIII, XIX e XX, disponíveis para consulta pública. Também fará parte do Arquivo Diocesano a documentação relativa ao bispado de Dom Tomás Balduíno, incluindo arquivos do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
 
Esse acervo encontra-se atualmente no Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Já catalogado e higienizado nas condições ideais, o acervo será transferido às novas instalações da Diocese de Goiás e também será aberto à consulta pública. O imóvel da Diocese está inserido no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade de Goiás, tombada pelo Iphan em 1978.
 
Foi em 1932 que a antiga Prelazia de Sant’Ana recebeu das autoridades eclesiásticas a elevação ao status de arquidiocese e sede metropolitana. Com a transferência da capital do Estado para Goiânia, a Arquidiocese foi extinta, passando então à Diocese de Santana de Goiás, pertencente à província eclesiástica de Goiânia.
 
Por sua dedicação à preservação da história, da cultura e identidade da cidade de Goiás, o governador Marconi Perillo mereceu elogios de todos aqueles que discursaram durante a cerimônia. Salma Saddi agradeceu “ao governo de Goiás na pessoa do nosso querido governador Marconi Perillo que, entra governo, sai governo, em todas as esferas, nunca virou as costas para a nossa querida cidade e seus aspectos culturais. Foi sempre um grande parceiro do Iphan nas horas certas e incertas. Nunca tivemos um parceiro como o governador Marconi Perillo”.
 
A prefeita Selma Bastos (PT) ratificou sua admiração ao trabalho de Marconi, reafirmando a parceria republicana que mantém com o governador desde os primeiros dias de sua gestão. “Marconi sempre esteve acima das coisas partidárias e dos interesses de ordem pessoal. O governador tem sido um grande parceiro desta administração. Em todas as seis obras do PAC das Cidades Históricas em Goiás, o governo do Estado tem dado a sua importante contribuição. Isso para nós é motivo de reconhecimento e gratidão”, afirmou.
 
Kátia Bogéa seguiu na mesma linha, ao reconhecer o trabalho de Marconi pela Cidade de Goiás e pelo Estado: “Eu tenho ouvido muito sobre o trabalho do governador Marconi Perillo por esta cidade e por seu estado. Ouço todos o tratarem de “meu governador”. Assim, peço licença para também considerá-lo meu governador. Obrigado por tudo”.
 
O PAC Cidades Históricas está sendo implantado em 44 cidades de 20 estados da federação. Em Goiás já foram entregues duas obras: o Casarão da Escola de Artes Veiga Valle e a Ponte da Cambaúba. Atualmente mais três obras estão em andamento na cidade, a restauração do Mercado Municipal, o Cine Teatro São Joaquim e a sede da Prefeitura Municipal.
 
Durante o discurso que proferiu na solenidade, Kátia Bogéa informou que o Teatro São Joaquim será reinaugurado na primeira semana de dezembro de 2016. Atualmente, a obra de reconstrução do Teatro é realizada pelo Iphan e a Prefeitura da Cidade de Goiás. A Secretaria de Educação de Goiás é a responsável pela vistoria da obra.
 
Circuito Cultural - Na mesma noite, o governador Marconi Perillo e a secretária Raquel Teixeira receberam os representantes do Iphan no Palácio Conde dos Arcos para uma apresentação do projeto Circuito Cultural Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, a Praça Cívica. O governo de Goiás busca o apoio do Iphan para a efetiva realização da obra, que vai transformar todos os edifícios da Praça em locais de fruição cultural, como museus, cinemas e bibliotecas.
 
Segundo Kátia Bogéa, o Iphan tem todo o interesse em apoiar o governo do Estado nesse projeto, estendendo a parceria que já colocou a requalificação da Praça no rol das obras do PAC Cidades Históricas.
 
O governador e a secretária Raquel Teixeira informaram que o Circuito Cultural está em fase final de projeto. O orçamento total está sendo finalizado. Depois, o governo estadual vai buscar recursos para a execução da obra que vai tornar a Praça Cívica um centro de convivência dos goianienses e o transformar em um dos maiores legados culturais da atual gestão.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351