Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Em vigor

Lei que proíbe venda de foie gras e afins é sancionada em Goiânia

Estabelecimentos podem ser interditados | 18.05.16 - 08:25 Lei que proíbe venda de foie gras e afins é sancionada em Goiânia (FOTO: CUISINEAZ)
 
A Redação
 
Goiânia - O prefeito Paulo Garcia (PT) sancionou lei que proíbe a venda de pratos preparados a partir de alimentação forçada de animais. A decisão foi publicada na segunda-feira (16/5) e já está vigorando. O estabelecimento que descumprir a determinação em Goiânia está sujeito a pagar multa, além de ser interditado.
 
A proposta foi apresentada na Câmara dos Vereadores por Elias Vaz (PSB). Um exemplo de prato baseado na alimentação forçada de animais é típico da culinária francesa, o foie gras, o fígado gordo de ganso ou pato. “É um prato caro e elitizado e obtido à custa de muito sacrifício animal”, disse o autor do projeto.
 
Para deixar o órgão maior e mais gorduroso, produtores impõem uma dolorosa alimentação forçada por canos que vão direto ao estômago das aves várias vezes ao dia. O fígado dos animais, em alguns casos, chega a 12 vezes o tamanho normal.  
 
Quem descumprir a lei pode ter a licença do estabelecimento cancelada, além disso a mercadoria deve ser apreendida. A multa pode chegar a cinco mil Unidades de Valor Fiscal de Goiânia (UVFG). 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351