Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Fundo Constitucional do Centro-Oeste

Luta empreendida por Marconi, Sudeco consolida redução dos juros do FCO

Evento reuniu empresários e autoridades | 30.04.16 - 08:24 Luta empreendida por Marconi, Sudeco consolida redução dos juros do FCO (Foto: Mantovani Fernandes)
A Redação

Goiânia - 
Duas novidades marcaram a prestação de contas do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro Oeste (FDCO), geridos pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Em evento realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, com a presença do governador Marconi Perillo, o superintendente Cleber Ávila apresentou as novas configurações dos Fundos aos empresários: redução dos juros e a possibilidade de obtenção de recursos para projetos de geração de energia. A redução dos juros foi fruto de uma luta empreendida por Marconi e também uma das pautas do Consórcio Brasil Central, do qual ele é presidente.
 
Desde o início da semana, Ávila está visitando as capitais do Centro-Oeste para apresentar as novas configurações do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro Oeste (FDCO), geridos pela Sudeco. "É uma estratégia para aproximar o setor produtivo da nossa autarquia. Estamos trazendo para o Estado de Goiás as alterações que tivemos, tanto no FCO, quando no FDCO, a fim de que os empresários possam conhecer, em detalhes, essas alterações e continuar buscando esses recursos para investimentos", alegou o superintendente da Sudeco.
 
A redução significativa das taxas de juros, entre 9,5% e 11% ao ano, dependendo da modalidade (ante aos 12% a 14%, ora praticados) foi fruto de reivindicação do governador Marconi Perillo. "O Cleber tem realizado um papel muito proativo no desenvolvimento de diversos estados do Brasil. Agora, depois da criação do Consórcio Brasil Central, tem tido também uma atuação importante. Ele nos ajudou a viabilizar, por exemplo, a redução dos juros do FCO a partir de solicitações que nós fizemos para o Ministro do Desenvolvimento Regional", revelou o governador.
 
Marconi citou a tese do economista britânico John Maynard Keynes (1883-1946) para avaliar as maneiras de superar os percalços do atual momento econômico. "Foi sob a égide do pensamento sedimentado em Keynes que as forças produtivas da era industrial se organizaram para reerguer o mundo devastado do Pós-Guerra", analisou. "Mas Keynes continua atual, no sentido em que o Estado fomentador e indutor de desenvolvimento será sempre necessário. Pode e deve, por isto, deixar a produção nas mãos da livre iniciativa", observou.
 
Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Peixoto enalteceu a importância do FCO e FDCO para que Goiás esteja sofrendo menos com a crise do que os demais estados. "Tivemos uma geração de empregos significativa em Goiás através do FCO. Goiás lidera a geração de empregos no País e entendo que o FCO é o principal instrumento para isso". Afirmou que a formação do Consórcio Brasil Central, liderado por Marconi Perillo, teve papel fundamental no pleito pela redução dos juros praticados pelos fundos. "Goiás tem uma liderança no Centro-Oeste que redundou para que a taxa de juros (do FCO e FDCO) fosse reduzida. Isso foi feito pelo governador Marconi Perillo, através do Consórcio Brasil Central".
 
Em discurso, o superintendente regional do Banco do Brasil, Raimundo Peres Ferraz Júnior, que faz empréstimos via FCO e FDCO, falou da parceria com Goiás para a geração de empregos: "Nossa carteira no FCO ultrapassou a marca de R$ 7 milhões. Estamos à disposição, senhor governador, de continuar nesta parceria forte com o governo do Estado e com a Sudeco para que possamos alavancar ainda mais os financiamentos importantíssimos na geração de emprego, de renda e de desenvolvimento para nosso Estado".

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351