Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Patrimônio

Iphan justifica demolição de Cine Teatro São Joaquim na cidade de Goiás

Obra gerou polêmica nas redes sociais | 22.03.16 - 18:49 Iphan justifica demolição de Cine Teatro São Joaquim na cidade de Goiás (Foto: divulgação/Iphan)Kamylla Rodrigues

Goiânia –
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentou nesta terça-feira (22/03) a situação das obras do Cine Teatro São Joaquim, um dos principais espaços culturais da Cidade de Goiás. O espaço teve de ser demolido em novembro de 2015, por problemas estruturais, e desde então a medida tem tido repercussão negativa nas redes sociais. Um novo teatro deve ser entregue em janeiro de 2017.

Em uma carta aberta, que recebeu 138 assinaturas, uma internauta questionou a atuação do instituto, que havia anunciado em julho de 2015 apenas a restauração do espaço:

“Pensa o IPHAN que na cidade de Goiás a história chegou ao seu final na mesma ocasião e período em que foi encerrada a fase colonial? O que veio depois não é histórico, não representa uma época, não tem valor? Será que o Teatro foi destruído apenas porque os técnicos do IPHAN o julgavam feio, porque não conseguiam ver nele a passagem e o curso da história? Não é um absurdo uma construção sem defeitos ser destruída para em seu lugar ser erigida outra destinada à mesma finalidade?”, diz um trecho.


Explicação foi dada durante reunião com diretores na sede do Iphan (Foto: Divulgação/Iphan)

Ao contrário do que diz a publicação, o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Rosenthal Schlee, afirmou que a ação foi necessária porque a estrutura estava comprometida. “O imóvel não tinha qualidade arquitetônica, uma vez que as paredes eram contemporâneas, ou seja, convencionais. Não teve prejuízo histórico. A demolição não estava prevista inicialmente porque só depois da retirada do teto metálico se verificou por meio de laudos que as paredes estavam condenadas”, justificou.

O diretor nacional do PAC Cidades Históricas, Robson Antônio de Almeida, ressaltou que o Cine Teatro São Joaquim não é tombado isoladamente e que por isso o Iphan pôde realizar a intervenção no centro histórico. “O bem faz parte de uma área tombada como patrimônio histórico, que é a cidade de Goiás, e não há nada que nos impeça de obter algo mais harmonioso e seguro. Nossa preocupação não é com as paredes em si, que eram de tijolos, mas sim com o que ele representa. Nós estamos garantindo a continuidade do uso pela população e vamos entregar um dos melhores equipamentos de cine teatro de cidades do interior do Brasil. A população vai enxergar um grande benefício”, afirmou. 


Ilustração de como será a fachada do novo teatro (Foto: divulgação/Iphan)

A obra de reconstrução do espaço, que começou no ano passado após a demolição, está inserida no pacote de intervenções do PAC Cidades Históricas, que é um programa do governo federal presentes em 44 cidades brasileiras. Foram investidos R$ 9,3 milhões na execução dos trabalhos previstos para serem finalizados em janeiro de 2017.
 
O edifício do Cine Teatro São Joaquim foi inaugurado em 1857, por iniciativa de comerciantes da antiga capital de Goiás. Durante a fase áurea do teatro, que durou mais de 30 anos, a cidade vivenciou peças teatrais e musicais que contribuíram decisivamente para a formação artística daquela população. Em 1909, outra atividade foi incrementada no local, com a instalação do cinema. No início da década de 90, o teatro passou por reforma e adaptação de suas instalações, e tem se consolidado desde então, como palco de importantes apresentações culturais da cidade e casa do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

Outros projetos
Na cidade de Goiás, além do Teatro São Joaquim, o Iphan é responsável por outras cinco ações, entre elas a recuperação da Ponte da Cambaúba e a restauração da Escola de Artes Plásticas Veiga Vale - ambas já concluídas -; requalificação da Diocese de Goiás – instalação do arquivo diocesano e restauração do Mercado Municipal – ambos em execução –; e a restauração da sede da Prefeitura Municipal. Este último está em licitação com abertura dos envelopes das propostas prevista para o dia 1° de abril. Serão investidos ao todo só no município mais de R$ 20 milhões. 

Goiânia
Na Capital são dois trabalhos encabeçados pelo Iphan: a requalificação da Praça Cívica, inaugurada mesmo faltando 20% para ser concluída, e a restauração da Estação Ferroviária, que está em fase final de análise. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351