Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Semana Santa

IPHAN realiza 11ª edição de Concerto de Páscoa na cidade de Goiás

Andréa Teixeira e Chico Chagas se apresentam | 21.03.16 - 16:16
A Redação

Goiânia -
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia do Ministério da Cultura, por meio de sua Superintendência em Goiás, promove no dia 26 de março a 11ª edição do Concerto de Páscoa, realizado tradicionalmente no Sábado Santo, como parte da programação da Semana Santa na cidade de Goiás. Nesta edição, a Igreja do Rosário abrirá suas portas para receber o público com as apresentações da pianista Andréa Teixeira e do acordeonista Chico Chagas.
 
A parceria musical foi especialmente pensada para o concerto, com um repertório que vai dos clássicos do argentino Astor Piazzolla à música sacra. “O Brasil é famoso no mundo todo pelo talento de acordeonistas como Chico Chagas. Por isso, o programa foi pensado não apenas para agradar ao público, mas também para mostrar a diversidade e complexidade desse instrumento que é o acordeon”, destaca a pianista Andréa Teixeira. Juntos, eles prometem uma apresentação que remete à paz e à meditação.
 
A apresentação faz parte da programação que ocorre durante toda tradição da Semana Santa na cidade de Goiás. Além do Iphan, o Concerto de Páscoa conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Goiás, do Restaurante Flor de Ipê, da Diocese de Goiás e da Ordem dos Pregadores Frades Dominicanos do Brasil.
 
Andréa Teixeira
Doutoranda em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e mestre em Etnomusicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, a goianiense Andréa Teixeira trabalha como pianista-acompanhadora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e pesquisadora etnomusicóloga da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem divulgado a música luso-brasileira em países das três Américas, Europa e Ásia e, por esse trabalho, foi agraciada com a Comenda do Anhanguera, oferecida pelo Governo Estadual.

Detentora de 18 prêmios nacionais e internacionais de piano, entre eles: 3º lugar no Concurso Internacional de Piano Maryse Cheilan (França) e 1º lugar no Concurso Villa-Lobos (São Paulo). É também autora do livro A Densidade do Próprio na Folia de Reis: uma investigação acerca de tempo, mito, memória e sentido, integrante do Núcleo de Investigação Caravelas, colaboradora do Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (Universidade Nova de Lisboa), além de membro-fundadora da Academia dos Renascidos, projeto em parceria com o tenor Alberto Pacheco.
 
Chico Chagas
Natural de Rio Branco (AC), Chico Chagas toda acordeon profissionalmente desde os oito anos de idade. Ele cursou Harmonia Musical no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (RJ), Piano Popular com o Maestro Leando Braga, Improvisação e Jazz com o pianista italiano Dário Galante e Acordeon com Romano Viazzani.

O músico gravou com diversos nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Martinho da Vila, além de ter composto canções gravadas por Naná Vasconcelos e Paulo Moura e produzido Elza Soares. Foi premiado como melhor show de jazz no Kaunas Jazz Festival (Lituânia) e recebeu menção honrosa na lista dos 100 melhores álbuns de 2013 pelo seu segundo disco Um Chopin no Bach Ouvindo Forró. Seu trabalho recebeu carta da Royal Academy of Music, de Londres, para a produção de um livro sobre improvisação e harmonia para acordeon popular.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351