Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Obras da Maternidade Oeste começam nesta terça-feira

Unidade fará atendimento pela rede pública | 14.02.16 - 14:16
A Redação 

Goiânia -
Goiânia vai ganhar mais uma unidade referência em atendimento humanizado à mulher e com o diferencial de atender também a criança. Localizado do setor Vera Cruz I, o Hospital e Maternidade Oeste vai aumentar ainda mais a disponibilidade de atendimento e assistência materno-infantil na rede pública de saúde. Com isso, todos os partos do SUS passarão a ser feitos em unidades públicas, sem a necessidade de convênios com redes particulares. A maternidade foi idealizada em 2013 e a obra, feita em articulação da Prefeitura com o Ministério da Saúde, será lançada na próxima terça-feira (16/02).
 
O terreno de mais de 15 mil metros quadrados foi escolhido na região oeste por conta da demanda de atendimento à mulher e ao recém-nascido nas regiões Oeste, Campinas-Centro e Sudoeste. A unidade foi criada nos mesmos moldes do Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), que foi inaugurado em 2012 e é considerado uma das referências no atendimento humanizado, que por sua vez foi inspirado no atendimento da Maternidade Nascer Cidadão, unidade que já recebeu diversos prêmios como o Hospital Amigo da Criança, Hospital Amigo da Mulher, entre outros.

Foram investidos inicialmente em torno de R$ 49 milhões em recursos vindos do Ministério da Saúde e do tesouro municipal. A unidade vai ocupar uma área de 15.326,32 m². 
 
Segundo o Secretário Municipal de Saúde Fernando Machado, mais de 40% dos partos do município de Goiânia serão realizados na Maternidade Oeste. “Isso vai ser suficiente para permitir que o poder público faça todos os partos do SUS em maternidades públicas. A partir da construção dessa maternidade, não dependeremos mais da compra de serviço de hospitais privados conveniados para fazer o atendimento materno", afirma. O secretário enfatiza que a unidade pode chegar a realizar cerca de 800 partos por mês, quando estiver em pleno funcionamento. 
 
A unidade vai contar com 179 leitos, sendo 62 de obstetrícia 23 de ginecologia, 31 leitos pediátricos, 10 leitos de UTI neonatal, 9 leitos de cuidados intermediários UCINCo, 5 leitos UCIN/Canguru, 5 berçários, 2 salas de observação pediátrica, 2 salas de intercorrência pediátrica, 8 leitos de observação, 2 salas de emergência, 5 salas de recuperação pós-anestésica e 15 salas de parto normal.
 
A assistência a saúde da mulher vai contemplar programas, como prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), prevenção de câncer, além de todos os passos desde o pré-natal até a assistência à mulher e ao recém-nascido.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351