Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Folclore

Governador em exercício, José Eliton reafirma apoio à cultura goiana

Membros de associação serão recebidos | 14.02.16 - 10:19 Governador em exercício, José Eliton reafirma apoio à cultura goiana FOTO: ADALBERTO RUCHELLE
 
Goiânia - O governador em exercício, José Eliton, reúne-se neste domingo, a partir do meio-dia, com integrantes da Associação Cavalhadas da Festa do Divino de Posse (Acaposse), no Palácio das Esmeraldas. Na oportunidade, Eliton anunciará apoio do governo de Goiás às tradicionais manifestações folclóricas que ocorrem neste município - localizado a aproximadamente 500 quilômetros da Capital – e em tantas outras cidades goianas, como Palmeiras de Goiás, por exemplo.
 
“Preservar a cultura do nosso povo é manter viva a história dos nossos municípios, do nosso Estado, da nossa gente”, afirma o governador em exercício ao ressaltar a importância de eventos religiosos e culturais como este.
 
As Cavalhadas, definidas como teatro folclórico, além dos grupos participantes, sempre atrai grande público. Em Posse, o evento, que simboliza a luta entre Cristãos e Mouros e evoca as tradições romana e portuguesa, é realizada durante a festa religiosa do Divino Espirito Santo, que ocorre nos dias 14 e 15 de maio e conta também com desfile de cavalos, corrida de cavaleiros, jogo de argolinhas e, ao final, o encontro de todos os combatentes na missa realizada na Igreja do Divino, com intuito de selar a paz entre os dois exércitos.
 
Durante a encenação o público acompanha os cavaleiros, paramentados em dois grupos - vermelhos e azuis - numa coreografia que relembra as guerras medievais e a aristocracia portuguesa da época. Os grupos são formados por jovens de Posse, montados em cavalos, muitos deles mascarados, em pelo menos 15 membros de cada lado, que lutam, não um contra o outro, mas em defesa da tradição, trazida de Portugal ainda no período colonial.
 
Este tipo de festejo, que celebra a Festa do Divino, era uma tradição em muitas das cidades de Goiás, mas que, aos poucos, foi se perdendo no tempo. A eleição de um imperador e uma imperatriz e as homéricas coreografias são uma marca registrada. No Brasil, registra-se a realização de Cavalhadas desde o século XVII. Elas ocorrem, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351