Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Lazer

Prefeitura entrega Parque Campininha das Flores

Projeto foi entregue
com atraso | 20.12.11 - 11:05

 

Michelle Rabelo

Fotos: Adalberto Ruchelle e Sara Gomes/Imprensa Amma

Depois de quase dois anos do lançamento do projeto, com previsão de no máximo 150 dias de duração das obras, o Parque Municipal Campininha das Flores José Mulser foi inaugurado na noite desta segunda-feira (19/12). O parque foi construído no final da Avenida 24 de Outubro, dentro da área da unidade de conservação que fica entre as Avenidas 24 de Outubro e Padre Wendel às margens do Córrego Cascavel, no Bairro Aeroviário. A obra é de iniciativa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e atenderá, principalmente, a população de Campinas.

O parque com 32 mil metros de área possui pista de caminhada, parquinho infantil, estação de ginástica, iluminação subterrânea, bebedouros, banheiros, bancos de madeira, coletores de lixo, totens de identificação de espécies da flora, lago com fonte e uma sala destinada aos guardas municipais que cuidarão da segurança da população. Houve a preocupacão com a vegetação e o plantio de 500 mudas de espécies nativas do cerrado. Com a inauguração do parque Campininha das Flores, os goianienses passam a contar com 29 unidades de conservação.

Devido à inexistência de áreas públicas na região de Campinas, houve a desapropriação de 31 famílias, que já foram indenizadas ou remanejadas para residencias pertencentes ao Programa Minha Casa Minha Vida. Expansão das bocas de lobo e aumento das galerias para suportar a carga de água também fizeram parte do projeto.

Curtume
O parque foi construído no local onde funcionava o curtume São José, construído em 1915. O curtume funcionou por 86 anos, mas já havia sido desativado. Os maquinários antigos foram mantidos com o objetivo de resgatar a história da famosa Campininha. Máquinas de descarnar, lavar e enxugar o couro agora fazem parte da paisagem no novo parque.

De acordo com Cristiano Meireles, diretor de áreas verdes de unidades de conservação da Amma e coordenador do projeto do Campininha das Flores, o órgão já tem outros projetos em andamento. “Um parque do setor Nova Esperança já está com o projeto pronto, e dois parques no setor Celina Park e no Jardim Itália já estão em fase adiantada das obras. As entregas estão previstas para fevereiro do ano que vem”, explicou.

Sobre a entrega do parque feita ontem, Cristiano afirmou que o projeto foi iniciado no governo Iris Resende (PMDB). Ele justificou que o atraso se deve às negociações com as famílias que tiveram que ser desapropriadas e devido ao período de chuvas. O coordenador explica que o o projeto “estava completamente em condições de ser entregue”.
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 30.03.2012 12:09 itaney campos

    Um das boas coisas da administração da capital, para compensar tanto desvario que deteriora a qualidade de vida desta cidade que foi outrora tão linda!....

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351