Mônica Parreira
Goiânia - A ordem de serviço para requalificação da Praça Pedro Ludovico Teixeira, a Praça Cívica, foi assinada na manhã desta segunda-feira (2/2) pelo prefeito Paulo Garcia e governador Marconi Perillo. As obras começam nos próximos dias e a previsão de entrega é de dez meses.
A reforma conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Cidades Históricas), do governo federal. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, marcou presença na solenidade e ressaltou que "a revitalização do espaço representa o que há de mais importante em políticas urbanísticas, que é a recuperação do espaço público".
Em breve discurso, Marconi Perillo anunciou que a ocasião marca o início de uma relação entre o governo e a prefeitura com o objetivo de beneficiar o cidadão goianiense. "Estou convencido de que Paulo Garcia e eu poderemos trabalhar com muitas parcerias e isso será bom para nossa capital", disse.
Obra
Será investido R$ 12,5 milhões na requalificação da Praça Cívica, que compreende um espaço de 58.935 metros quadrados. As obras abrangem desde a reforma da iluminação pública até a restauração da arquitetura Art Déco, presente nos prédios. "A Praça Cívica é um boulevard de convivência social. Aqui se tornará definitivamente uma área destinada para a utilização de pedestres", informou Paulo Garcia.
Outra alteração considerável será a retirada do estacionamento no interior da praça. Ao longo do espaço, serão implantados jardins, bancos e arquibancadas. Confira as principais intervenções:
Paulo Garcia adiantou que a iluminação terá fiação subterrânea e que será necessário a retirada de algumas árvores, bem como plantio de novas espécies. Todo asfalto no interior da praça será trocado por pedras portuguesas, blocos e granitos vermelhos.
Além de um novo espaço de lazer aos goianienses, a tradicional Praça Cívica contará com ciclofaixa. O projeto prevê que a via para ciclistas será interligada àquela já existente na Avenida Universitária. Há também a previsão de que esteja ligada a uma nova faixa que deve ser instalada nas obras de implantação do corredor preferencial para ônibus da Avenida T-7.
Leia mais:
Paulo Garcia anuncia três novas obras de mobilidade urbana em Goiânia