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Black Friday

Comissão de Direito do Consumidor da OAB-GO informa como evitar armadilhas

Confira nove dicas de segurança para compras | 27.11.14 - 19:55
A Redação

Goiânia - Ofertas incríveis, superdescontos ou preços arrasadores, isso é o que promete o evento conhecido mundialmente como “Black Friday”, que tradicionalmente é realizado na última sexta-feira do mês de novembro. A data não é escolhida aleatoriamente, é o último dia para o pagamento da primeira parcela do 13º salário. 
 
Em 2014, será realizada a quinta edição da Black Friday Brasil. O histórico do evento que promete descontos que podem chegar a 80% nas compras realizadas no comércio, sobretudo na internet, perdeu a credibilidade ao apresentar preços muitas vezes maquiados.
 
O clima de desconfiança requer mais cuidado dos consumidores que devem ficar atentos a possíveis fraudes, conforme alerta o presidente da Comissão do Direito do Consumidor (CDC) da OAB-GO, Rogério Rodrigues Rocha. “Neste ano, a Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (Câmara e-net) organizou o “Black Friday Legal”. A iniciativa reúne mais de 500 sites, que assinaram um compromisso de não manipular preços. Além disso, é possível verificar se as lojas constam da lista de reclamação dos Procons”, alertou Rocha ao elencar outras 9 dicas para a realização de compras seguras:
 
1º- Confira se o site está mesmo na lista de participantes da “Black Friday Legal” e observe se na loja virtual está fixado o selo “Black Friday” regulamentado pela Câmara e-net (www.camara-e.net/blackfriday/).
2º- Cuidado com e-mails de ofertas imperdíveis, passe sempre o mouse sobre o link a ser clicado e observe na barra de status, na parte inferior do navegador, se o endereço corresponde ao que foi informado no corpo do anúncio. Fique de olho também em erros gramaticais, eles apontam forte indício de fraude.
3º- Dê preferência para sites que possuam um estabelecimento físico. Caso ocorra algum problema isso facilitará a responsabilização pelo dano;
4º- Prefira fazer compras em lojas virtuais que colocam à disposição do consumidor dados importantes, tais como: razão social, CNPJ, telefone fixo, e-mail de atendimento;
5º- Desconfie de grandes descontos, segundo especialistas os abatimentos dificilmente irão passar de 30% do valor normalmente praticado pelo mercado;
6º- Pesquise alguns dias antes os valores dos respectivos produtos que estiver interessado, pois algumas lojas aumentam o preço dias antes para poderem oferecer falsos descontos;
7º- Verifique as reclamações sobre empresas onde pretende realizar sua compra. Sites de reclamações e redes sociais são boas fontes de pesquisa;
8º- É obrigação da empresa garantir o que foi prometido no site, mas, por conta própria, faça “print screen”, copie ou fotografe as ofertas e todo o processo de compra realizado pela internet.
9°- Se o consumidor é pouco acostumado a comprar pela internet ou se ainda não é familiarizado com o ambiente da grande rede, recomenda-se que faça suas compras em uma loja física. Isso pode garantir que esse momento de alegria não se transforme em problema futuro.

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