Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Força-tarefa é montada para tentar conter casos de malária em Goiânia

Três casos foram confirmados na capital | 21.10.14 - 19:44 Força-tarefa é montada para tentar conter casos de malária em Goiânia (Foto: Carolina Pessoni/A Redação)
Adriana Marinelli

Goiânia -
 Após a confirmação de três casos de malária na capital goiana nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde realizaram uma parceria (SES) para combater a doença. O objetivo da força-tarefa é verificar possíveis criadouros do mosquito - ou de pessoas que apresentem sintomas - para eliminação da cadeia de transmissão da malária. Há 15 anos a capital não registrava casos da doença.
 
Em entrevista exclusiva ao jornal A Redação na tarde desta terça-feira (21/10), o secretário estadual de Saúde, Halim Girade, ressaltou que a força-tarefa começa pelo Jardim Goiás, bairro em que moram os pacientes contaminados pela doença. "Os trabalhos serão intensificados nas proximidades do Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, já que as pessoas contaminadas são moradoras da região", explica.


(Foto: wikitravel.org)

Conforme destacou, situações como essa registrada na capital exige parceria entre o Estado e o município afetado. "Neste caso, a secretaria de Saúde do município fez a proposta de bloqueio, visando quebrar a cadeia de transmissão, e o Estado oferece os insumos necessários. Estamos junto no combate à doença."
 
De acordo com o secretário Halim, um trabalho realizado de forma correta contribui para fazer o bloqueio da doença com facilidade. "O que tem que ficar claro é que essa doença é transmitida por um mosquito. Certamente uma pessoa contaminada veio de outro Estado, talvez do Norte, e foi picada aqui por um mosquito, que transmitiu a doença", explica.
 
Antes de conceder entrevista ao jornal, Halim Girade havia se reunido com o secretário de saúde de Goiânia para, juntos, definirem como o trabalho será feito. Desde ontem (20/10), conforme ficou definido, profissionais da SMS estão promovendo coleta de mosquitos na região do parque. "A partir de amanhã, iniciaremos o trabalho do fumacê, além de outras providências, como ações realizadas de casa em casa", conta.
 
Por meio de nota, a SMS informou algumas medidas preventivas a serem adotadas em Goiânia durante esse período de força-tarefa. Entre as recomendações está a eliminação de água parada, como ocorre com a dengue. A secretaria também destaca que a malária é uma doença febril causada por um protozoário e transmitida pelo mosquito Anopheles, bastante parecido com o pernilongo. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 23.10.2014 00:15 Carlos Alberto Oliveira

    Isto é resultado da proibição do DDT. O DDT impedia malária, dengue, febre amarela e percevejos de cama (hoje em infestação maciça no 1º mundo)! Inventaram que o DDT era nocivo, enquanto nunca se comprovou que fizesse mal ao ser humano! Precisamos que Oswaldo Cruz ressuscite, eu acho!

  • 22.10.2014 00:48 silves

    desmataram reservas... para criar parques para elite.. acabam natureza.. e nisso que da.. verificam tbm no vaca brava.. areiao..

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351