Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

A partir desta quinta (17/4)

Detran-GO leva Balada Responsável a 15 municípios goianos na Semana Santa

Trabalho será focado nas cidades turísticas | 16.04.14 - 15:35 Detran-GO leva Balada Responsável a 15 municípios goianos na Semana Santa (Foto: cidades.go.gov.br)A Redação

Goiânia -
Como foi realizado nos últimos feriados prolongados, o Detran-GO, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, vai intensificar a operação Balada Responsável neste feriado da Semana Santa. De acordo com o órgão, o programa será levado a 15 municípios goianos durante o feriadão, entre 17 e 21 de abril.

As equipes de educação para o trânsito e fiscalização vão atuar na Região Metropolitana de Goiânia e em cidades que, tradicionalmente, recebem grande número de turistas.

Além da capital, Anápolis, Trindade e Aparecida de Goiânia, o programa Balada Responsável será levado a Caldas Novas, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Aruanã, Cidade de Goiás, Porangatu, Uruaçu, Três Ranchos, Catalão, Jaraguá e Goianésia.

De acordo com o Detran, esses municípios  receberão equipes de educadores de trânsito que farão o trabalho de conscientização com os visitantes em bares, restaurantes, shows e outros; e equipes de fiscalização que atuarão em blitze. Mais de 300 profissionais, entre servidores do Detran-GO e policiais militares, trabalharão na operação.

O programa e as punições
O programa é focado na sensibilização dos condutores para os riscos da combinação de álcool e direção e no cumprimento da Lei Seca, mas, durante os trabalhos, são observadas todas as questões inerentes ao trânsito e à segurança pública.

Quem for flagrado conduzindo veículo sob o efeito de álcool pode sofrer punição administrativa e ainda ser enquadrado em crime de trânsito. O condutor flagrado no teste do etilômetro com até 0,33 miligramas por litro de ar expelido será autuado conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na autuação administrativa, o condutor terá que pagar multa no valor de R$ 1.915,40 (podendo dobrar em caso de reincidência), terá a CNH recolhida e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista habilitado.

Caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro), o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de 6 meses a três anos de detenção.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351