Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Estudantes protestam na porta do TJ-GO contra o transporte público

Trecho da Assis Chateaubriand foi bloqueado | 26.02.14 - 12:23 Estudantes protestam na porta do TJ-GO contra o transporte público (Foto: Mônica Parreira/A Redação)
 
Mônica Parreira
 
Goiânia - Insatisfeitos com a qualidade do transporte público goiano, cerca de 50 estudantes se manifestaram pelas ruas de Goiânia até chegarem na porta do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). A ação, que contou até com carro de som e começou na Praça do Trabalhador, ocorreu de forma pacífica no início da tarde desta quarta-feira (26/2).
 
O protesto, organizado pelo Movimento Frente de Luta, denuncia a superlotação dos ônibus, a suspensão do programa Ganha Tempo e as condições do Passe Livre, propostas pelo Governo Estadual.

A Polícia Militar (PM) acompanhou a passeata e isolou a entrada do TJ-GO. Um trecho da Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste, foi bloqueada devido a ocupação dos manifestantes.

Denúncia
De acordo com um dos organizadores do movimento, Thiago Madureira, três representantes do grupo, acompanhados de um advogado, entraram no TJ-GO para entregar um documento às autoridades competentes. 
 
"É a terceira manifestação que a gente está fazendo este ano e a principal pauta é o retorno do Ganha Tempo. Viemos ao Tribunal de Justiça trazer uma denúncia. O que cortou o benefício foi uma liminar concedida por um juiz que é da família de um dos donos de uma empresa do transporte coletivo. Isso é um absurdo, uma liminar que tira o benefício de toda população para favorecer o lucro de empresários", disse.  

Implantado pela Prefeitura de Goiânia em junho de 2013, o Ganha Tempo permitia ao usuário do transporte coletivo utilizar uma mesma passagem de em até três ônibus no intervalo de duas horas e meia. A justiça suspendeu o benefício no dia 10 de janeiro deste ano.

Passe Livre
Na última semana, o Governo de Goiás anunciou que vai assumir a unificação do Passe Livre Estudantil (PLE) para estudantes de toda região metropolitana de Goiânia. Mesmo assim, o projeto continua sendo alvo dos manifestantes.
 
Thiago Madureira explicou que, mesmo aumentando o número de estudantes, o benefício ainda não está de acordo com aquilo que foi prometido.

"Temos cópias dos projetos apresentados no ano passado. Eles mostram que o passe livre seria irrestrito, ou seja, sem número fixo de passagem. Agora com a volta das manifestações, o governo veio com essa proposta de 48 passagens por mês", argumentou.
 
"Eles tomaram essa medida para tentar esvaziar as manifestações. Enquanto não tiver ganha tempo, passe livre irrestrito e um transporte de qualidade, com mais ônibus e menos lotação, a gente vai continuar nas ruas", informou o estudante.

Aguarde mais informações

Leia mais:
Programa Ganha Tempo é suspenso em Goiânia e Região Metropolitana
Governo anuncia passe livre estudantil para região metropolitana de Goiânia


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351