Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

A partir de 29 de novembro

Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe exposição de Paulo Leminski

Entrada é franca | 22.11.13 - 20:28
A Redação

Goiânia -
A exposição ‘Múltiplo Leminski’, que propaga o legado do multiartista curitibano Paulo Leminski (1944-1989), chega à capital goiana no próximo dia 29.

A mostra itinerante entra em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia (GO), por meio do Programa Petrobras Cultural, que, em 2014, também levará o Múltiplo Leminski para Recife, em Pernambuco. A entrada é franca.

“É a primeira vez que vai acontecer uma exposição sobre o Leminski nestas regiões. Com a itinerância, a exposição se tornou um grande instrumento de divulgação e ampliação do conhecimento sobre a vida e obra do artista. E paralelamente, a publicação dos livros e outras ações em torno do nome dele também trazem outros desdobramentos”, observa Aurea Leminski, filha de Paulo Leminski, que divide a curadoria coletiva da exposição com a irmã, Estrela, e com a mãe, a poeta Alice Ruiz.

Neste ano, a nova área de Circulação de Exposições criada dentro da seleção pública do Programa Petrobras Cultural contemplou o Múltiplo Leminski com um projeto para exibir a mostra nas duas capitais.

O objetivo da Petrobras é incentivar a formação de público, as cadeias produtivas e revigorar os espaços que vão receber as obras. Por isso, a Petrobras vai destinar mais de R$ 4 milhões a oito projetos de exposições que irão circular, até 2015, em destinos que incluem sempre um estado das regiões Norte ou Nordeste.

Como tudo começou
Foi no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR), que a exposição Múltiplo Leminski nasceu e ficou sediada no Salão Principal ‘Olho’, entre outubro de 2012 a junho e 2013, período que contabilizou a visitação de quase 200 mil pessoas. De lá, foi para o Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, onde permanece em cartaz por cem dias e já foi visitada por mais de 80 mil pessoas.Trata-se da maior exposição já feita sobre o artista, um trabalho fruto de anos de pesquisa e catalogação de toda produção de Paulo Leminski.

O visitante vai encontrar a mostra em Goiânia dividida em 17 espaços: ‘Linha da Vida e Obra’, ‘Poesia’, Música’, ‘Prosa’, ‘Catatau’, ‘Tradução’, ‘Biografia’, ‘HQs’, ‘Haikaista e Judoca’, ‘Publicidade’, ‘Jornalista’, ‘Professor’, ‘Escritório’ e ‘Biblioteca’. Neste último, encontram-se os livros do acervo pessoal do poeta.

Em tempo, a ambientação e cenografia da exposição são assinadas pelo experiente designer Miguel Paladino, que buscou construir uma estética poética que pudesse condensar informações fundamentais para o entendimento sobre a vida, obra e processo criativo de Leminski.

Todos os objetos originais presentes na exposição, mais de mil peças, pertencem ao acervo particular da família: a máquina de escrever, livros escritos e traduzidos por ele, obras que faziam parte da biblioteca particular entre elas dicionários em várias línguas, revistas, fotos, cadernos, recortes de jornais, entrevistas, cartas, poesias escritas em guardanapos, originais manuscritos e datilografados, histórias em quadrinhos, vídeos.

Serviço - Exposição Múltiplo Leminski
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer – Museu de Arte Contemporânea (Av. Dep. Jamel Cecílio Quadra Gleba, Lote 01, nº 4.490 - Setor Fazenda Gameleira).
Quando: De 29 de novembro de 2013 a 09 de março de 2014 - das 10h às 16h
Entrada gratuita

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 03.08.2014 15:20 Neide Alves da Silva

    Interessante a exposição. Me senti interessada em estar recebendo maiores informações sobre a exposição, pois sou professora de Lingua Portuguesa e a instituição onde leciono irá realizar a "Festa das Nações" em outubro e fiquei de realizar algo sobre o escritor. Preciso de ajuda. Obrigada

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351