Michelle Rabelo
Goiânia - As Polícias Civil (PC) e Militar (PM) lançam nesta sexta-feira (5/4) uma operação que objetiva desarmar usuários de drogas que moram nas ruas. Intitulada "Desarmando moradores de rua", a apresentação da operação acontece nesta sexta-feira (5/4) na sede da 1ª Companhia da PM, ao lado da Rodoviária de Goiânia, no Centro da capital. A ação segue até a próxima semana.
A operação vai se concentrar nas regiões central e no Setor Coimbra. Segundo um dos coordenadores da operação, o major da PM, Eudecirio da Silva, o foco não são os moradores de rua e sim os usuários de drogas que moram na rua.
"Os mendigos não serão nem abordados. Sabemos muito bem quem são os usuários de drogas. Pela aglomeração, comportamento e até mesmo porque os policiais que ficam nas ruas já conhecem quem está ou não envolvido com as drogas", explicou o major.
A intenção é abordar os usuários e conversar com cada um, explicando os perigos que eles correm se envolvendo com as drogas. Em um primeiro momento a ação acontece de maneira intensificada e em seguida continuaremos juntamente com os policiais militares que trabalham nas viaturas.
Ele garante que a ação é somente preventiva e que ninguém será preso, exceto os moradores que estiverem "em situação de crime". A intenção é desestimular os usuários de drogas que andam armados, mostrando para eles que é a atitude é muito perigosa. "Não vamos violar direitos de ninguém. é importante que a população saiba que Goiás não possui um grupo de extermínio de moradores de rua. São usuários de drogas que moram nas ruas, matando outros usuários de drogas que também moram nas ruas", completa.