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Goiânia

Colégio Lyceu recebe parceria do Instituto Engecred para escola integral

Instituição avalia necessidades da escola | 19.02.13 - 17:39 Colégio Lyceu recebe parceria do Instituto Engecred para escola integral Alunos do Colégio Lyceu, em Goiânia, começam as aulas em período integral (Foto: Mônica Salvador)
Marina Morena

Goiânia -
O ano começou diferente em 15 escolas de ensino médio no Estado de Goiás. O Programa Novo Futuro ampliou o turno de trabalho destes colégios, que passaram a ter aulas em período integral. A nova aposta do governo estadual para a educação é inspirada no modelo de sucesso do projeto já instalado no Estado de Pernambuco.

A escola de tempo integral prevê uma carga horária de 45 aulas semanais, sendo cinco horas pela manhã e quatro à tarde. Os alunos permanecem nas escolas das 7h30 às 17h e recebem três refeições diárias – café da manhã, almoço e lanche. Além disso, aulas diferenciadas são ministradas, como laboratórios, projetos profissionais, estudo orientado e clubes juvenis.

Para que toda essa estrutura seja possível, o tradicional Colégio Lyceu, no centro da capital goiana, é a única ecola que conta com o apoio de uma instituição de iniciativa privada para garantir a concretização do projeto. O Instituto Engecred, ligado à cooperativa de cédito Sicoob Engecred-GO, tem como finalidade promover educação e profissionalização a crianças, jovens e adultos. A intenção é devolver à sociedade um pouco dos ganhos advindos das oportunidades oferecidas e criadas pela cooperativa.

Segundo Maurício Grasseschi , um dos conselheiros do instituto que está à frente das negociações desta parceria, o objetivo é dar ao Colégio Lyceu “uma melhor estrutura física e proporcionar um maior nível de educação para os alunos”. Para isso, uma série de reuniões entre os conselheiros do Instituto Engecred e representantes da Secretaria Estadual de Educação estão ocorrendo neste começo de ano.

“Estamos avaliando o que a escola vai precisar para que possamos dar este suporte financeiro e estrutural”, afirma Grasseschi. “Nós acreditamos na escola de tempo integral e por isso firmamos essa parceria. O instituto é uma ferramenta de viabilização para que o projeto se realize”, completou.

Reformas
De acordo com o coordenador do Programa Novo Futuro, Marcelo Ferreira da Costa, muitas reformas ainda serão feitas para adequar o projeto à estrutura física das escolas. Algumas mudanças já começaram no ano passado, com apoio do Programa Nossa Escola, do governo estadual.

“Muitas escolas já receberam novos refeitórios, laboratórios e auditórios. Com as parcerias que estão sendo firmadas com a iniciativa privada será possível concluir toda a reestruturação destes colégios”, afirma o coordenador.

Marcelo da Costa explica ainda que o caso do Colégio Lyceu é um pouco mais delicado. “Como esta escola foi tombada como patrimônio histórico, nós temos que esperar a reforma que deve partir do Iphan”, conclui.

Nova realidade
Para a diretora do Colégio Lyceu, Terezilda Luiz da Silva, a parceria do governo com as instituições privadas é de real importância para a concretização da escola de tempo integral. “Essas instituições vão garantir a continuação do projeto, independente dos próximos governos que virão”, avalia.

A diretora, que hoje se diz motivada com o projeto, relata que, a princípio, não acreditava que seria possível a implantação do novo sistema de ensino. “Aqui no Lyceu, não só eu como os professores pensávamos que era bom demais para ser verdade. Mas depois que visitei as escolas modelos do Recife e verifiquei os resultados, voltei muito animada”. Terezilda explica que nestes colégios, onde o projeto já é uma realidade, o índice de evasão dos alunos chega a quase zero. “Essa é umas das nossas maiores preocupações”, ressalta.

Mas não é só isso que preocupa a diretora. Segundo Terezilda, enquanto alguns pais tiraram os filhos de escolas particulares e os matricularam nestes colégios estaduais, acreditando na capacidade do projeto, muitas vagas ainda estão sobrando. Isso porque vários alunos precisam trabalhar e não podem passar o dia todo estudando.

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