Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

referência nacional

José Eliton: Goiás mostra que é possível fazer saúde pública com qualidade

Hospital goiano recebeu certificação ONA | 04.06.18 - 20:15 José Eliton: Goiás mostra que é possível fazer saúde pública com qualidade (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
“Se às vezes é difícil para o País acreditar que a saúde pública tem jeito, Goiás aponta para o Brasil que é possível construir uma saúde pública de qualidade”, afirmou o governador José Eliton ao participar, na tarde desta segunda-feira (4/6), da entrega do certificado de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 1 ao Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), localizado em Pirenópolis. 
 
O HEELJ é o segundo hospital estadual no interior de Goiás a receber essa certificação. O primeiro foi o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin). O HEELJ é gerido em coparticipação entre a Organização Social Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) e o Governo de Goiás. A unidade tem, atualmente, 95% de aprovação por parte da população pirenopolina.
 
O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime atende urgência e emergência e também funciona como ambulatório em diversas especialidades. A unidade passou por processo de humanização iniciado em 2015. Ele recebeu, há uma semana, um aparelho de videolaparoscopia, que seria utilizado hoje mesmo.
 
José Eliton destacou que a função de um hospital é justamente a de melhorar sempre e servir a quem precisa. Cumprimentou a equipe de médicos e demais funcionários e ressaltou que a Acreditação da ONA foi conquistada graças ao trabalho deles. “É possível estabelecer uma agenda que possa impactar na vida das pessoas. A estrutura impressiona, a mão de obra qualificada que trabalha aqui impressiona. Essa evolução do bem na saúde pública de Goiás foi proporcionada pelo ex-governador Marconi Perillo; 50% dos hospitais públicos de Goiás já estão acreditados”, frisou. 
 
Secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela ressaltou que o governo estadual cumpre o compromisso estabelecido com a população goiana de acreditar todos os hospitais estaduais. Destacou também que, além de ter recebido a acreditação da ONA, o HEELJ está realizando atendimentos noturnos, por meio do programa 3º Turno da Saúde. “Hoje temos seis cirurgias e 25 consultas agendadas para depois de 18 horas”, informou. 
 
O presidente do IBGH, Bruno Figueiredo, informou que a OS tem o compromisso de buscar a acreditação do Hospital de Urgência de Santa Helena (Hurso) em seis meses. “E para a unidade de Pirenópolis vamos buscar a acreditação nível 2 desde já”, afirmou. A diretora da unidade, Silvana Graziani, comemorou com sua equipe a conquista do certificado e afirmou: “Vamos alcançar logo a acreditação nível 3, a de excelência”, disse, entusiasmada. 
 
Números de atendimentos do HEELJ
 
2017
Atendimentos totais: 96.570 (Média mensal: 8.047)
Urgência e emergência: 25.847
Internações: 2.530
Cirurgias: 260
 
2018 – Janeiro a abril
Atendimentos totais: 28.931 (Média mensal: 7.232)
Urgência e emergência: 8.059
Internações: 825
Cirurgias: 239
 
· Leitos
O HEELJ possui 33 leitos distribuídos em diversas enfermarias, sendo três em Sala de Reanimação.
 
. Exames disponíveis
Apoio diagnóstico: - Urgência e Emergência (clínica Médica) 24 horas ininterruptas; - Raio-X; -Exames laboratoriais; - Eletrocardiograma -Ultrassonografia - Ecocardiograma; - Anatomia patológica; - CAF (Cirurgia de Alta Frequência).
 
·Especialidades médicas
Dermatologia; cardiologia; endocrinologia; geriatria; ginecologia; infectologia; neurologia; psiquiatria; ortopedia; otorrinolaringologia. Conta ainda com o serviço de Pronto Atendimento em Urgência/Emergência (Clínica Médica) 24 horas ininterruptas.
 
·Recursos Humanos
O hospital conta com 220 funcionários, sendo que: 177 Celetistas e 43 servidores estaduais.
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351