Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Segurança Pública

Programa de repressão a crimes rurais é lançado em Goiás

ProRural foi apresentado pelo governador | 23.05.18 - 18:14 Programa de repressão a crimes rurais é lançado em Goiás (Foto: GovGO)
Lucas Cássio
 
Goiânia – Durante solenidade realizada nesta quarta-feira (23/5) na 73ª Exposição Agropecuária de Goiânia, o governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública, lançou o Programa de Prevenção, Controle, Repressão e Redução a Crimes Rurais (ProRural). A iniciativa é voltada para a proteção das propriedades rurais em Goiás.
 
Segundo o governo do Estado, um dos principais objetivos é reduzir os indicadores criminais na zona rural. “O secretário Irapuan [SSP] estabeleceu como parte do programa Mais Segurança uma agenda voltada para o campo, especialmente no combate ao crime organizado, como quadrilhas especializadas em roubo e furto de gado e defensivos agrícolas”, disse o governador José Eliton. “Tem toda uma estrutura sendo feita pra isso. Um conjunto de ações que visa a integração. Esse programa não parte da força policial. São ações integradas”, ressaltou o governador. 
 
Além das atividades de inteligência, o programa vai contar com a participação da iniciativa privada, proprietários e produtores agropecuários, além das entidades de classe que representam o setor rural em Goiás. “O produtor precisa ter mais segurança para gerar renda, emprego e movimentar a economia”, disse presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Tasso Jayme. Segundo ele, o setor agropecuário vem batendo recordes de produção a cada ano, o que, segundo ele, reforça ainda mais os investimentos feitos em segurança no campo. “Passamos a ser o primeiro produtor mundial em soja. Isso mostra a determinação do produtor rural”, pontuou. 
 
O programa prevê a criação de um Grupo de Trabalho Permanente com a participação de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência de Polícia Técnico-Científica e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
 
“O programa foi elaborado após muitas discussões com todos os sistemas envolvidos, começando pela Segurança Publica até aqueles que serão beneficiados. Eles foram chamados para participar ativamente desse programa, que visa integrar todas as forças que atuam no Estado de Goiás”, explicou o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior.
 
Segundo o Governo de Goiás, em 2017 foi desenvolvido um amplo diagnóstico das riquezas rurais nas 17 regiões integradas de Segurança Pública (Risp); coleta de dados a partir dos Registros de Atendimento Integrado (RAIs); levantamento dos recursos humanos e materiais disponibilizados para a segurança rural; e um diagnóstico do cenário rural nos diferentes municípios. Foi possível mapear as regiões e desenvolver o ProRural. Foram listados os 50 municípios mais relevantes no cenário da produção agrícola do Estado e suas particularidades. Todo esse estudo será utilizado para as ações do programa. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351