Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ALERTA

Siron cria obra de protesto contra Lei dos Agrotóxicos: "é algo muito grave"

Projeto tramita na Câmara dos Deputados | 22.05.18 - 16:23 Siron cria obra de protesto contra Lei dos Agrotóxicos: "é algo muito grave" (Foto: Renato Conde / A Redação)Adriana Marinelli

Goiânia -
 Em tramitação na Câmara das Deputados, o projeto de lei que alivia o controle do uso de agrotóxicos no País tem sido alvo de constantes críticas. Contrário à flexibilização da lei, o artista plástico goiano Siron Franco desenvolveu 700 pratos de papelão com o símbolo de produto venenoso como forma de protesto. A ideia, segundo Siron, é fazer a distribuição dos pratos a deputados, senadores e ministros no dia 29 de maio, quando será realizada nova sessão para discutir o tema no Congresso Nacional.
 

(Foto: divulgação)
 
"Eu acho que quando você entrega o prato é mais simbólico do que só a coisa virtual. É mais impactante. Com essa entrega, você materializa o seu protesto", explicou Siron em entrevista ao jornal A Redação. De acordo com o artista, todos os pratos foram desenvolvidos com material reciclável. 
 
O goiano garante que estará presente no momento da distribuição dos pratos e destaca que vários outros artistas também confirmaram presença. "Teremos também a participação de representantes do Greenpeace e da ONG SOS Mata Atlântica", disse. "Eu faço questão de participar porque as minhas ações eu não transfiro para ninguém. Eu faço isso como cidadão. Essa flexibilização da lei é algo muito grave. Segundo o próprio Greenpeace, cerca de 80% de tudo que compramos no supermercado tem agrotóxico", alertou Siron.
 
"Esse é o momento do debate e acho que usar a arte para esse tipo de manifestação tem um caráter poético também. O mundo inteiro está olhando para o verde", disse. "Temos que ter esperança. A gente não pode deixar os políticos destruírem o Brasil sem fazer nada. Tivemos momentos piores na nossa história, como a época da ditadura militar, e superamos. Temos que exigir, que participar, propor mudanças, se não as crianças e adolescentes de hoje só vão herdar lixo e violência", concluiu. 

Mobilização
O Projeto de Lei 6299/02, também conhecido como Pacote do Veneno, também foi criticado por outros artistas. Durante a Virada Cultural de São Paulo, no último final de semana, Caetano Veloso, o Bloco Tarado Ni Você e outros nomes denunciaram a proposta. 
 
(Foto: reprodução/Facebook)
 
Além disso, uma mobilização nas redes sociais tem ganhado força. Entre os artistas que já defenderam a bandeira contra a flexibilização estão Monica Iozzi e Bela Gil. 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351