Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

LUZ DA INFÂNCIA 2

Polícia Civil realiza operação de combate à pedofilia em Goiás

Ação ocorre em todos os cantos do país | 17.05.18 - 08:03
 
A Redação
 
Goiânia - A Polícia Civil cumpre nesta quinta-feira (17/5), em Goiás, 22 mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Luz da Infância 2. A ação é tida pela polícia como uma das maiores do mundo no combate à pedofilia. A iniciativa também ocorre em outros 24 estados, além do Distrito Federal.
 
Segundo a polícia goiana, os mandados locais são cumpridos em Goiânia, Senador Canêdo, Anápolis, Luziânia, Valparaíso, Pontalina, Iporá, Rio Verde e Jataí. Além dos mandados de busca e apreensão, suspeitos também estão sendo detidos em flagrante. Os trabalhos são comandados pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos. 
 
A força-tarefa que envolve praticamente todo o país é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) e ocorre desde as primeiras horas da manhã. As equipes procuram arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. 
 
Sobre a operação
Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dint/Senasp/MESP), com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva. Esse conhecimento produzido durante quatro meses foi repassado às Polícias Civis – em especial delegacias de proteção à criança e ao adolescente, e repressão a crimes informáticos – que instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais a expedição dos mandados.
 
Na primeira edição da Operação Luz na Infância, realizada em 20 de outubro de 2017, foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Durante a apreensão desses materiais nos 24 estados e DF, foram identificadas e presas 112 pessoas que utilizavam esses equipamentos para produzir, guardar ou compartilhar conteúdos de pedofilia na internet. 
 
A operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e obscuros os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Segundo a polícia, os acusados deste tipo de delito agem nas sombras da internet e devem ter suas condutas elucidadas e julgadas, como a de qualquer criminoso.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351