Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Região Metropolitana de Goiânia

Dia de Campo propõe conscientização ambiental nas nascentes do Meia Ponte

Projeto foi idealizado pela Secima | 14.05.18 - 18:11 Dia de Campo propõe conscientização ambiental nas nascentes do Meia Ponte (Foto: Divulgação / GovGO)
A Redação
 
Goiânia – A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) lançou o Dia de Campo, dentro do Programa Meia Ponte de Todos. Segundo o titular da pasta, Hwaskar Fagundes, a ação integra as medidas preventivas para evitar problemas de desabastecimento de água para a população da Região Metropolitana de Goiânia no período de estiagem que se aproxima. O Dia de Campo atende o que determina Decreto publicado pelo Governo em março último, que declara situação de emergência hídrica nas bacias do Meia Ponte e do João Leite.
 
O coordenador das Ações de Plantio e Nascentes da Secima, Júlio César Nascimento, explicou que o objetivo da realização da ação é estimular os municípios a cuidarem das nascentes que afluem para o Meia Ponte. “Esta é uma ação que movimenta as cidades. Nós envolvemos as prefeituras, as secretarias municipais, as escolas municipais e estaduais, os proprietários rurais e as entidades do segmento para unir esforços em prol da recuperação das nascentes e das matas ciliares”, disse.
 
O Dia de Campo é realizado a partir de um diagnóstico situacional das nascentes feito pelas prefeituras selecionadas. “Elas escolhem uma nascente e criam condições para que os proprietários das áreas em que elas estão façam o cercamento”, disse o coordenador. No Dia de Campo, estudantes de escolas municipais e estaduais são levados para a nascente escolhida e assistem palestras de educação ambiental ministradas pela equipe da Secima. Em seguida, é realizado o plantio de mudas de árvores nativas do Cerrado.
 
Desde abril, quando o projeto foi lançado, esta ação foi realizada nos municípios de Goianira, Brazabrantes e Nova Veneza, e a previsão é de que sejam visitados os demais municípios que possuem nascentes que afluem para o rio Meia Ponte. Para o secretário Hwaskar Fagundes, o Dia de Campo é o pontapé para o restante das ações previstas pelo projeto Meia Ponte de Todos, que inclui fiscalização e educação ambiental, além da contínua recuperação das nascentes.
 
A meta da Secima é que até dezembro próximo sejam doadas 500 mil mudas para recuperação das nascentes e matas ciliares. O trabalho começa com o mapeamento, com critérios técnicos, feito pelas prefeituras, e segue até que os relatórios sejam recebidos pela Secima e se convertam em mais doações de mudas, para o próximo período de chuva.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351