Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Sebrae promove palestras sobre o futuro promissor das florestas plantadas

Cultivo de eucalipto foi tema do 1º encontro | 23.04.18 - 17:52
A Redação
 
Goiânia – O Sebrae promoveu na última semana o primeiro workshop destinado a apoiar e orientar os produtores rurais que cultivam eucalipto em suas propriedades no estado de Goiás. O evento foi no auditório da entidade, em Goiânia.
 
O evento contou com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg-Senar), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação dos Produtores de Borracha Natural dos Estados de Goiás e Tocantins (Abrop-GO/TO). 
 
O diretor técnico do Sebrae, Wanderson Portugal destacou a parceria com as demais entidades como um mecanismo de fortalecimento do setor. “Primeiramente precisávamos entender a situação das florestas plantadas no Estado. Então, com o apoio de todos os parceiros evolvidos no processo, realizamos os diagnósticos referentes a realidade do segmento, para que consigamos nortear os trabalhos de criação de políticas públicas para o desenvolvimento do setor florestal”, disse Wanderson.
 
O diretor da instituição acredita que com a ajuda do Sebrae e dos parceiros, por meio de pesquisas e tecnologia, o produtor terá uma indicação referente a qual o melhor tipo de variação da madeira para investimento e plantio. “Nós fizemos um levantamento para direcionar os produtores a investirem corretamente na cadeia produtiva. Sabemos por exemplo que o eucalipto é utilizado como madeira para indústria de móveis e temos conhecimento que grande parte da matéria-prima precisa vir de fora, ou seja, nós temos mercado e capacidade de fornecer para o mercado interno e externo”, explicou Wanderson Portugal.
 
A assessora executiva da Fieg, Rosemary Guadalup representou o Sr. Marduk Duarte, responsável pelas políticas de indústrias de base florestal na instituição. Em mensagem enviada aos participantes do workshop, Marduk citou o estado do Mato Grosso do Sul como um exemplo de experiência exitosa no segmento, com forte incrementação do PIB na região e geração de emprego e renda. O apagão florestal do eucalipto foi apontado como uma brecha de oportunidade para os produtores. Rosemary lembrou que a chegada, em Goiás, de usinas termelétricas que geram energia através de biomassa de eucalipto também deve fomentar o setor.
 
O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira reforçou a parceria entre as instituições. O professor destacou a necessidade de diversificação da produção rural no Estado para o desenvolvimento dos municípios. Representando o presidente da Fieg, Pedro Alves, o presidente Câmara da Indústria da Construção (CIC-Fieg), Sarkis Nabi Curi falou do momento histórico de união entre as entidades para a expansão da silvicultura em Goiás. 
 
O chefe de gabinete da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – Emater, Antelmo Teixeira, na ocasião representando o presidente da entidade, Pedro Arraes, enfatizou o potencial do Estado para a criação e o desenvolvimento de povoação florestal de forma organizada e lucrativa, que gere uma expansão do segmento e gere um impacto positivo na economia de Goiás. 
 
Delegado da CNA, Walter Rezende disse estar orgulhoso com os números animadores do setor florestal. Walter ressaltou que acredita em uma reversão da situação da cadeia produtiva, que passou por uma defasagem de preço, mas que mostra fôlego para reverter o quadro brevemente. O representante da Faeg classificou o momento como oportuno, uma vez que Goiás tem se organizado para se destacar no setor florestal.
 
Livro
Durante o workshop, foi lançada a publicação “Cenário do Setor de Florestas Plantadas no Estado de Goiás”. O livro traz informações ligadas ao setor de florestas plantadas, que possam contribuir com as ações futuras de melhoria do clima de negócios e, consequentemente, em prol da consolidação do Plano de Desenvolvimento Florestal do Estado de Goiás. O livro pode ser baixado pelo site.
 
Próximas etapas
O workshop para fortalecer cadeia produtiva de florestas plantadas em Goiás foi dividido em três ciclos. As próximas etapas do evento terão como temática, a seringueira, 29 de maio, e o mogno africano, 21 de junho. De acordo com analista do Sebrae-GO, Vera Lúcia de Oliveira os seminários são ferramentas que promovem a discussão dos diversos segmentos da silvicultura, com o propósito de identificar alternativas para o desenvolvimento do setor.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351