Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ensino Superior

Reitores reconhecem apoio de Marconi para criação das Universidades Federais

Unidades serão em Catalão e Jataí | 23.03.18 - 11:39 Reitores reconhecem apoio de Marconi para criação das Universidades Federais Marconi e o reitor da UFG, Edward Madureira (Foto: Governo de Goiás)
A Redação

Goiânia
- O governador Marconi Perillo foi recompensado com a sanção do presidente da República, Michel Temer, das leis que criam a Universidade Federal de Goiás de Catalão (UfCat) e a Universidade Federal de Jataí (UFJ). Os decretos foram publicados na edição de quarta-feira (21/3) do Diário Oficial da União (DOU). O apoio de Marconi foi muito importante para que Goiás passasse a contar com mais essas duas universidades.

A criação desses novos centros universitários é fruto de um trabalho desenvolvido pelo governador Marconi Perillo em conjunto com as prefeituras de Jataí e Catalão, parlamentares goianos e a direção da UFG. Marconi esteve à frente dessa articulação desde 1999, quando iniciou o seu primeiro mandato como governador de Goiás. Como senador da República, já em 2007, continuou articulando, quando apresentou projeto de Lei nesse sentido.

“Além de liderar o trabalho pela criação dos campi de Jataí e Catalão, Marconi sempre trabalhou pela consolidação da UFG, com apoio e investimentos em infraestrutura, pagamento de professores, construção do Centro de Ciências Agrárias e outros. O terreno de quase 400 hectares, onde será construído o campus de Jataí, foi doado pelo governo de Goiás em 2015”, lembrou o ex-reitor da UFG, Orlando Amaral.

O atual reitor, Edward Madureira, também já destacou, em ocasiões diversas, a atuação do governador: “Marconi sempre atuou em favor dessa pauta, mesmo nos governos do PT lutou por ela, lutando pelo crescimento e desenvolvimento de Goiás e da Educação”.

Com a sanção da lei, as duas universidades serão consolidadas a partir da estrutura da UFG já existente em Catalão e Jataí. Ambas têm 20 cursos de graduação, mestrado e doutorado e já conseguiram aprovação do Ministério da Educação (MEC) para criar cursos de Medicina. Pelo projeto, elas terão autonomia para criação de novos cursos.

“Hoje é um dia muito importante para a Educação em Goiás, de comemoração. Essa é uma luta que durou quase 20 anos. Desde que assumi, em 1999, comecei a falar com os presidentes da República na tentativa de viabilizar esse projeto. Ao longo de 60 anos, Goiás conviveu com uma Universidade Federal; bem dirigida por excelentes profissionais que nos ajudaram no trabalho de efetivação desses dois campi, que serão, certamente, alguns dos mais importantes do país”, afirma Marconi.  

Compromisso
O diretor do campus de Jataí, Alessandro Martins, também destaca o compromisso do governador Marconi Perillo. “Contribuiu, desde o início, com o processo de consolidação do campus. Ajudou a viabilizar, por meio do Convênio da Fundação Educacional, auxílio de pagamento dos servidores, professores e técnico-administrativos; fez a doação de área para a Universidade Federal de Goiás, o que foi essencial, e absorveu todo o compromisso de trabalhar e fortalecer o Projeto de Lei junto com o governo federal para emancipar o nosso campus de Jataí”, declarou o diretor.  

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351