Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Grande Goiânia

Governo decreta situação de emergência nas bacias do Meia Ponte e João Leite

Saneago e Secima anunciam medidas preventivas | 13.03.18 - 11:07 Governo decreta situação de emergência nas bacias do Meia Ponte e João Leite (Foto: Mônica Parreira/A Redação)
Mônica Parreira
 
Goiânia – O Governo de Goiás decretou nesta terça-feira (13/3) situação de emergência nas bacias Rio Meia Ponte e Ribeirão João Leite. A medida, publicada no Diário Oficial, vale para os próximos 290 dias e tem como objetivo definir ações para uso prioritário da água, descartando qualquer possibilidade de racionamento na Grande Goiânia durante o período de seca. 
 
O secretário de Meio Ambiente, Hwaskar Fagundes, e o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, concederam uma entrevista coletiva nesta manhã, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, para explicar a situação. O déficit de chuva previsto para 2018 levou o governo estadual a elaborar o plano de ação preventivo, que inclui reforço na fiscalização, construção de adutora e aferição do nível de captações outorgadas. “Não vai faltar água”, garantiu o presidente da Saneago.
 
Hwaskar informou que o índice pluviométrico nos próximos meses em Goiânia deve ficar abaixo do esperado, mantendo a tendência observada no ano passado. Segundo levantamento apresentado, 2017 fechou com déficit 481,5 milímetros. Até março deste ano, o registro negativo é de 49,6mm. Somente em quatro dos 10 últimos anos a chuva atingiu Goiânia em excesso (2008, 2011, 2012 e 2013).
 
“Estamos aqui hoje programando um planejamento, fazendo gestão dos recursos hídricos de forma preventiva. A gente está diante de uma situação que nos induz a entender que esse ano vai ter uma precipitação menor. Estamos fazendo gestão considerando o cenário, uma medida preventiva para que a gente possa manter a bacia regular”, disse o titular da Secima.
 
Integração dos sistemas
Uma das medidas anunciadas é a construção de adutora que ligará a estação Mauro Borges, que capta água no Ribeirão João Leite, ao Meia Ponte. Conforme explicou Jalles, a interligação dos sistemas é composta por 13 quilômetros e a conclusão das obras deve ocorrer em agosto, um dos meses mais críticos do período de seca. Assista:
 

 
“Estamos fazendo um esforço muito grande para não faltar água em Goiânia. Nossa equipe de engenharia está montando essa transposição para garantir a vasão da água, que estará disponível caso precise ser utilizada”, disse o presidente da Saneago. 
 
Mais medidas
O decreto que coloca as bacias em situação de emergência também prevê outras ações. “Vamos intensificar a fiscalização nas captações irregulares; regularizar os barramentos; aferir as captações outorgadas, para garantir que estejam dentro do limite estabelecido; e criar programas de conscientização”, destacou Hwaskar. Veja:
 
 
Segundo o secretário, a Secima planeja criar programas que envolvam a população, como por exemplo o Dia do Rio, quando será proibida a captação de água. “Vamos dar um descanso para o rio durante esse dia”. Também consta nas medidas o reflorestamento das bacias, com a plantação de 500 mil mudas nativas. 

O decreto assinado pelo governador Marconi Perillo prevê, ainda, que a captação de água nas bacias Meia Ponte e João Leite para atividade agropecuária, industrial, comercial, de lazer e outros, poderá ser restringida ou suspensa, de modo a priorizar o abastecimento para consumo humano.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351