Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Expectativa para 2018

"O produtor rural sempre foi otimista por natureza", diz presidente da Faeg

'Agro em Debate’ foi tema de palestra | 07.02.18 - 16:42 "O produtor rural sempre foi otimista por natureza", diz presidente da Faeg José Mário Schreiner, presidente da Faeg (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
Adriana Marinelli

Goiânia - 
Mesmo diante do cenário ainda incerto da economia brasileira, o produtor goiano se mostra otimista para o ano de 2018. É o que garante o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, que reforça que o setor agropecuário tem sustentado o PIB goiano e do País. 
 
Em entrevista concedida nesta quarta-feira (7/2) antes do evento ‘Do Campo à Cidade: Cenário Macroeconômico para 2018 – O Agro em Debate’, na sede da Federação, Schreiner explicou que, apesar da expectativa de pequeno decréscimo na produção do milho, por exemplo, o trabalho da Faeg segue no sentido de fortalecer o setor. "Houve um pequeno atraso no plantio da safra normal e, consequentemente, deve atrasar um pouco a safra de milho. Dependemos também do clima", explica. 
 
"O campo sempre foi otimista. O produtor rural sempre foi otimista por natureza. E esse otimismo tem que ser mantido, mesmo nas dificuldades", completa José Mário ao citar que vê a "política agrícola brasileira bastante conturbada". "Precisamos buscar alternativas e financiamento para safras, uma garantia de seguros, buscar infraestrutura e logística com o tamanho que é o setor agropecuário. O produtor rural tem feito sua parte dentro da porteira, agora fora da porteira nós sabemos das dificuldades que toda a economia brasileira passa", pontua o presidente.

Na entrevista, José Mário citou de que forma a falta de atenção externa pode prejudicar o escoamento da produção. "Asfaltos precários, ferrovias e hidrovias muito aquém, distribuição de energia elétrica também aquém. Tem também a insegurança no campo, que não é diferente da cidade. Por isso é importante a gente tentar trabalhar num nível que podemos dar conteúdo para que os produtores possam avançar". 
 
Leia mais:
Mercado de soja e milho é tema de palestra dia 7 de fevereiro, em Goiânia
Ricardo Amorim vem a Goiânia para falar sobre cenários econômico e político
Mercado da pecuária de corte é tema de palestra em Goiânia

De acordo com o presidente da Faeg, eventos como o que foi promovido hoje (7) pela Federação garantem ao produtor goiano oportunidade de se atualizar sobre assuntos que envolvem diretamente produção e inovação. "Um evento como esse permite ouvir especialistas de várias áreas. Temos um ano de eleições e isso também influencia no ambiente econômico do País. Ninguém tem bola de cristal, mas dá para debater o cenário para que os produtores possam planejar melhor suas atividades. O Brasil começa a dar sinais de recuperação de sua economia, os níveis de emprego começam a melhorar, mas temos que ficar atentos. O setor agropecuário para Goiás e para o Brasil é fundamental", diz. 


(Foto: Letícia Coqueiro)
 
Apresentador do programa Manhattan Connection, da Globo News, Ricardo Amorim foi um dos palestrantes de hoje (7/2) e, na ocasião, mencionou os impactos do período forte de recessão enfrentado pelo País. Para o economista, existem dados que corroboram a tese otimista, dentre eles, os indicadores de emprego e da taxa de juros. “Há perspectivas positivas para os próximos anos. O Brasil viveu a sua pior crise da história e, no entanto, conseguiu retomar o crescimento a partir do resgate da confiança, tanto do empresário quanto do consumidor”, destaca. 


(Foto: Letícia Coqueiro)


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351