Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Setor industrial

Empresários goianos diminuem a confiança diante de fatos políticos

É a segunda queda registrada no ano | 27.06.17 - 16:20 Empresários goianos diminuem a confiança diante de fatos políticos (Foto: divulgação) A Redação

Goiânia -
 Caindo quase 2 pontos em relação a maio, o Índice de Confiança Empresário Industrial (Icei) registrou sua segunda queda no ano em junho. O indicador, que era de 57,3 pontos, retroagiu aos níveis de março: 55,6 pontos. Os fatos políticos, em especial a delação envolvendo o presidente da República, influenciaram no pensamento dos empresários, que se mostraram preocupados com os desdobramentos da delação na esfera política e econômica.
 
Apesar da queda, o Icei tem tido um comportamento positivo no acumulado do ano: avançou 5,3 pontos de janeiro a junho. Em relação a junho do ano passado, houve crescimento de 8,1 pontos. Naquele mês o índice de confiança do empresário industrial goiano era de 47,5 pontos chegando agora aos 55,6 pontos. Os resultados em 2017 estão mais favoráveis e sinalizando para uma melhora no ambiente de negócios, segundo a Fieg. 
 
O indicador de condições manteve-se praticamente inalterado, com pequena queda de 0,1 ponto. Tal indicador expressa o sentimento dos empresários quando da comparação do atual período em relação aos seis meses anteriores.
 
Quanto ao porte das empresas, as grandes foram as que mais se mostraram preocupadas com o atual momento: o indicador recuou 2,3 pontos e foi para 57,7 pontos. As pequenas e médias indústrias também recuaram em relação ao mês anterior: queda de 1,0 e 1,5 pontos, respectivamente. Mesmo com estas quedas os indicadores mantiveram-se acima dos 50 pontos.
 
O indicador de expectativas, que havia passado a casa dos 60 pontos no mês anterior, regrediu para a casa dos 50 pontos. Mesmo com tal recuo, o resultado de 59,4 pontos para o mês expressa uma situação bastante favorável, em especial quando da comparação com junho do ano passado, pois naquele período o ICEI era 53,9 pontos. O indicador de expectativas em 2017 avançou, no ano, 3,7 pontos, contrário ao indicador de condições, que avançou 8,2 pontos. 
 
(Nota Metodológica: o Índice de Confiança do Empresário Industrial elaborado pela FIEG é composto pelo Índice de Condições e Índice de Expectativas, e seus resultados são extraídos da Sondagem Industrial, variando de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam empresários confiantes)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351