Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Empreendedor Interno

Rizzo Imobiliária promove projeto para estimular colaboradores

Empresa premia até com viagem internacional | 24.05.16 - 10:26 Rizzo Imobiliária promove projeto para estimular colaboradores Colaboradores se reúnem todo mês para novos desafios (Foto: Mônica Parreira)
Mônica Parreira
 
Goiânia - Reflexo da crise, o desemprego é realidade e assusta o trabalhador brasileiro. E na contramão desse cenário, uma empresa goiana está inovando ao buscar maneiras não só de manter o quadro de funcionários, como também de valorizá-lo. No início deste mês, a Rizzo Imobiliária lançou a 3ª edição do Empreendedor Interno, um programa que desperta a capacidade de cada colaborador, premiando os destaques com atividades de lazer que podem chegar até a viagem internacional. 
 
O programa nasceu em 2013, inspirado em uma reportagem da Revista Exame que falava sobre empreendedorismo. Nas primeiras edições, os colaboradores se dividiam em grupos para elaborar um projeto, que era apresentado no final do ano aos diretores da imobiliária. Os vencedores ganhavam premiação em dinheiro.
 
Totalmente formatado, o Empreendedor Interno de 2016 tem os moldes de “O Aprendiz”, reality show da TV Record. De acordo com a gerente de talentos humanos da Rizzo Imobiliária e idealizadora do projeto, Renata Fernandes, os participantes são divididos em grupos e precisam cumprir um desafio mensal. “Para cada tarefa executada há uma premiação, como jantares ou passeios”, explica. “A ideia é proporcionar experiências novas e de bem estar para os colaboradores”.
 

Empreendedor Interno foi criado por Renata há três anos (Foto: Mônica Parreira)
 
De acordo com Renata, durante os quatro primeiros meses do ano a imobiliária motivou os 104 colaboradores a participarem da nova edição do programa. Pessoas com cargo de gerência ou comando não poderiam fazer parte dos grupos, já que assumem papel de observadores ou orientadores para execução das tarefas. Foram selecionadas 28 pessoas, divididas em três grupos: Powers, Invictus e Stars.
 
O primeiro desafio, lançado no início de maio, exigia a produção de uma reportagem jornalística que abordasse o relacionamento com o cliente. “Acreditamos muito que as pessoas são o diferencial da empresa. Estamos em uma era onde as pessoas precisam ser o fator de sucesso na organização, e não o produto. Foi pensando nisso que todo desafio tem a característica de despertar no colaborador algum valor que ele possa aplicar na sua rotina, seja profissional ou pessoal”, explica a gerente.
 
Esforço e recompensa
Vitor Hugo Santos, de 16 anos, é da equipe Powers, vencedora do primeiro desafio do ano. O adolescente entrou na Rizzo Imobiliária pelo programa Jovem Aprendiz e agora é um dos concorrentes a ganhar viagem para Disney com direito a acompanhante – premiação que o primeiro colocado geral vai ganhar no fim do ano. “Trabalhar aqui é ótimo, cheio de oportunidades. Nem sei o que dizer, estou aprendendo muito. É um impulso pra mim”, disse sobre o Empreendedor Interno.
 

Vitor está entre os colaboradores participantes (Foto: Mônica Parreira)
 
O adolescente e sua equipe produziram a melhor matéria jornalística e ganharam um jantar em um renomado restaurante. “Nossa equipe pegou firme. Nos reunimos no sábado, preparamos tudo com muito cuidado. É uma recompensa e tanto esse jantar”, avaliou. “Estou muito entusiasmado de estar entre os colaboradores que podem ganhar uma viagem no fim do ano”. 
 
Destaque
Na quinta-feira (19/5) o IBGE divulgou uma pesquisa indicando que a taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2016 ficou em 10,9%, o equivalente a 11,1 milhões de brasileiros. Na empresa goiana, conforme explicou Renata, o quadro de funcionários não sofreu alteração apesar do cenário nacional. “Mesmo na crise e com as vendas reduzindo nós não enxugamos nosso efetivo. Pelo contrário, tentamos valorizar cada vez mais o trabalho de cada um”, comenta a gerente.
 
Vitor Hugo é reflexo disso, já que vive a sua primeira experiência no mercado de trabalho. Para o rapaz, um exemplo de motivação e referência é a história de vida de Renata. A mentora do programa é funcionária da Rizzo Imobiliária há 15 anos. “Entrei como Jovem Aprendiz, assim como o Vitor, e fui efetivada dois anos depois. Conquistei o meu espaço aos poucos e hoje sou gerente de talentos humanos, o que me dá a oportunidade de motivar outras pessoas a chegarem até onde eu cheguei”, explica Renata.
 
“Acho que os projetos que desenvolvemos aqui são um legado bacana para outras empresas. Nós acreditamos na capacidade de cada colaborador e fazemos de tudo para despertar isso em um ambiente de trabalho saudável”, disse ao citar que a Rizzo Imobiliária oferece ginástica laboral, atividades envolvendo bem estar e até uma sala de descanso para os funcionários.
 
O Empreendedor Interno e as demais atividades de valorização do profissional levaram a Rizzo Imobiliária ao ranking das melhores empresas para se trabalhar. Há cinco anos consecutivos a empresa goiana está na lista de premiadas do Great Place to Work (GPTW), na categoria Região Centro-Oeste.
 
Premiação
Os desafios mensais que o Empreendedor Interno terá daqui até o fim do ano não foram revelados à reportagem por Renata. “É surpresa! Nossos colaboradores terão muitas missões a cumprir daqui até dezembro”, disse. Mas a certeza que a gerente tem é de que a equipe vencedora de cada mês terá sua recompensa. 
 

Viagem para Disney é uma das premiações (Foto: disneyworld.disney.go.com)
 
A competição vai se afunilar até sobrarem três finalistas. “Os diretores vão escolher os vencedores, mas também terão a tarefa de analisar o que não deu certo nas outras equipes, eliminando alguns participantes. O que também não os impede de continuar participando, mesmo que indiretamente, motivando os colegas”.  
 
O primeiro colocado vai para a Walt Disney World, nos Estados Unidos. “A história empreendedora do Walt Disney já foi tema de palestras na Rizzo Imobiliária. O parque é um exemplo de atendimento ao cliente. Então o colaborador vai poder ver na prática o que ele conhece em teoria”, disse.
 
Já o segundo colocado terá direito a passar a virada do ano no Rio de Janeiro. O terceiro lugar garante uma viagem a Porto Seguro, todos com direito a acompanhante. Os vencedores serão conhecidos em dezembro, durante uma confraternização de fim de ano voltada para todos os colaboradores da imobiliária.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351