Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Bem antes do sim!

Casamento dos sonhos sem estourar o orçamento é possível; confira dicas

Decorador Wyndson Hitter explica como planejar | 20.05.16 - 11:28 Casamento dos sonhos sem estourar o orçamento é possível; confira dicas (Foto: Talentos Photo/arquivo pessoal Wyndson Hitter)
Mônica Parreira 
 
Goiânia - Casamento é sinônimo de felicidade e emoção, mas também de gastos. Em tempos de instabilidade econômica, oficializar uma união com direito a festa desafia a criatividade e mexe com as economias do casal. A boa notícia para os noivos é que a realização do casamento dos sonhos sem fugir do orçamento é possível. É o que garante o  decorador goiano Wyndson Hitter, no mercado há quase dez anos. 
 
O jornal A Redação ouviu o profissional (foto ao lado) e selecionou as principais dicas para a noiva se vigiar na hora de escolher os detalhes do grande dia. Confira:
 
Relação custo/convidado 
“Noivei, e agora?”. Essa é a pergunta que as mulheres mais fazem quando começam a pensar no casamento. Wyndson explica que a primeira preocupação deve ser com o estilo da cerimônia e quantas pessoas vão participar do momento.

“Uma coisa que está diretamente relacionada ao custo final é o número de convidados. Influencia na quantidade de doces, buffet e até decoração. Então é hora de optar pela personalidade do casamento: se vai ser durante o dia ou noite, apenas no civil ou com religioso, estilo mini wedding – com poucos convidados – ou festa maior”.
 
O decorador diz que o casal deve estabelecer critérios para nortear os preparativos do início ao fim. De acordo com ele, é tradição do goiano convidar muita gente para festas. Mas como o assunto é casamento, não existem regras estabelecidas. “Vai de acordo com que os noivos definirem. Se quer uma lista mais enxuta, opte por convidar apenas amigos mais íntimos e familiares de primeiro grau. Se não tem afinidade com o colega de trabalho, não chame. Mas tem que ser uma decisão que deixe o casal feliz e confortável”.
 
Branco ainda é o tom preferido para cerimônia (Foto: João Carlos/arquivo pessoal Wyndson Hitter)
 
A data e os preparativos 
Depois de definir como vai celebrar o casamento, os noivos precisam escolher a data. Para Wyndson, o ideal é que o casal tenha entre nove e 12 meses para os preparativos. “É importante, porque a noiva pode contratar os fornecedores e todos os detalhes com muita cautela. Tem margem até para arrependimento, de mudar isso ou aquilo que já tenha sido definido sem que interfira no seu planejamento”.
 
O dia do “sim” deve ser escolhido a dedo especialmente por aquelas noivas que sonham em se casar ao ar livre. Meses de estiagem em Goiânia, como junho, julho e agosto, são os preferidos para o perfil. Mas no geral, inclusive para casamentos em igrejas ou salões, as datas mais procuradas são julho, dezembro e janeiro por causa do período de férias. “Já se foi o tempo em que maio era o mês favorito, hoje se opta pela praticidade. Mas a escolha não interfere tanto no orçamento, exceto pelas flores”, diz Wyndson.
 

Cerimônia ao ar livre e seus encantos (Foto: arquivo pessoal Wyndson Hitter)
 
Sobre as flores, o decorador alerta que o que onera são as chamadas nobres, como orquídeas, lírios, tulipas, ranúnculos e hortênsias. “O chamado mix de flores, onde se usam várias espécies, oferecem orçamentos mais em conta e uma beleza diferente, pela mistura de cores”. Os critérios para as plantas são a época do ano e o ambiente do casamento. “Tem flores que não suportam muito calor, outras não combinam com ambientes fechados, por exemplo”.   
 
Flores vermelhas estão entre as mais caras (Foto: arquivo pessoal Wyndson Hitter)

A definição sobre onde celebrar o casamento é também uma escolha que pode provocar ou poupar despesas. Wyndson orienta que é importante os noivos visitarem espaços na presença de cerimonial e decorador. "O olhar experiente de quem trabalha com eventos deve ser levado em conta. Às vezes o lugar é bonito, mas precisa de muita forração ou em alguns casos não oferece tendas para proteger da chuva. São gastos que a noiva pode evitar se souber como encontrar o local que atenda às suas necessidades", diz. De acordo com ele, a região metropolitana de Goiânia conta com aluguel de espaços de festa que variam entre R$ 4 e 18 mil.
 
Venda casada
Outra recomendação do decorador é que a noiva tome cuidado com as chamadas vendas casadas. “Minha orientação é que corra disso pelo risco que oferece. Comparo a venda casada como se você estivesse contratando um pato. O pato não nada direito, não voa direito e nem corre direito. Cada profissional tem sua especialidade. Então se o fornecedor se propõe a fazer buffet, decoração e mesa de bolo, vamos falar francamente, alguma coisa não vai sair como você deseja”, alerta.
 
Atenção ao estilo
O próximo passo na maratona matrimonial é criar uma identidade – e aqui entra a decoração, parte mais encantadora dos preparativos. Wyndson explica que a escolha do fornecedor deve ser baseada no orçamento e na empatia. “A noiva deve priorizar um profissional que entenda o desejo dela, que passe a sonhar junto. Tem que ser alguém com quem ela tenha liberdade e que esteja disposto a trabalhar em cima do planejamento financeiro”.
 

Arranjos mesclados com castiçais (Foto: Inédita/arquivo pessoal Wyndson Hitter)
 
O decorador diz que a indústria do casamento incentiva gastos com produtos praticamente prontos, o que requer atenção. “Temos muita coisa padronizada à venda. Alguns fornecedores trabalham com o que eu costumo chamar de ‘arranjo de balcão’. São propostas de decoração moldadas, onde a noiva acaba não tendo muita opção de escolha e paga caro por isso. É interessante avaliar o perfil do fornecedor, se ele está interessado em ajudar a realizar o sonho, mesmo que fuja daquilo que ele está acostumado a fazer”.
 
Customização: bonito e econômico
Ainda dentro da decoração, Wyndson conta que a customização está ganhando cada vez mais espaço. “Sempre oriento as minhas noivas para o chamado ‘faça você mesmo’. Trabalhos manuais agregam muito valor e estilo. No fim das contas também traz economia significativa. Mas é importante que tudo seja planejado com o decorador, para que haja harmonia das peças dentro da decoração”. 
 

Detalhes feitos à mão dão charme (Foto: arquivo pessoal/Wyndson Hitter)
 
Jogos americanos de crochê, guardanapos bordados com as iniciais dos noivos, porta guardanapos, caixinhas para bem casados e lembrancinhas. “São elementos que trazem uma personalidade ímpar. Envolve a família, aproxima aquelas tias que trabalham com artesanato, por exemplo, e cria um ambiente muito agradável às vésperas do casamento. Sem contar que a noiva pode até vender os produtos depois, garantindo um retorno financeiro”.  
 

Móveis enriquecem o ambiente (Foto: Hekta Photos/arquivo pessoal Wyndson Hitter)
 
Wyndson também citou que é comum as noivas usarem algum armário da avó ou castiçais que estão na família há muito tempo. “E eu as incentivo a fazer isso. O convidado vai reparar a riqueza de cada detalhe, quão planejada e personalizada está a sua festa”, diz ao explicar que tais peças reforçam a identidade do casal presente na decoração. 

Ainda que seja fora da sua área de atuação, sobre contratos envolvendo vestidos, maquiagem, fotografias e afins, Wyndson finaliza informando que a noiva deve buscar diversos profissionais. "É não ter medo de fazer orçamentos", pontua. A regra da empatia com o fornecedor vale para cada contrato fechado pelo casal. "Lidar com pessoas que você sente afinidade com certeza vai deixar os preparativos para o grande dia ainda mais especiais".


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351