Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

World Cotton Conference

“Inovação é chave para o futuro”, afirma Marconi Perillo

Goiânia sedia evento de pesquisa de algodão | 02.05.16 - 15:21 “Inovação é chave para o futuro”, afirma Marconi Perillo (Foto: Eduardo Ferreira)
A Redação

Goiânia
Presente na abertura de dois importantes eventos internacionais realizados em Goiânia, World Cotton Conference e 2016 Biennial Conference of the International Cotton Genome-Initiative, o governador de Goiás, Marconi Perillo, enfatizou a importância da inovação para o desenvolvimento. O evento, que segue até sexta-feira (6/5), é realizado no Centro de Convenções de Goiânia e reúne pesquisadores, representantes e produtores de 42 países. Goiás é o terceiro produtor de algodão no País e essa posição de destaque pesou na escolha do Estado para sediar os eventos.
 
Durante discurso, Marconi avaliou que a tradicional cultura do algodão é de importância indiscutível para todos e os avanços nessa área se refletem no dia a dia, no conforto e no bem-estar de cada ser humano. Para ele, uma oportunidade única e de extrema importância para o avanço da cotonicultura no mundo.
 
Ressaltou aos visitantes que o algodão é um tradicional setor na economia brasileira, que se desenvolveu durante o período colonial, no século 18. Hoje, exatamente graças a pesquisas inovadoras, a produção avançou e muito. “Estamos entre os maiores produtores mundiais, sendo que o Estado de Goiás é o terceiro produtor de algodão no País”, observou o governador.
 
Goiás é o terceiro maior produtor nacional de algodão
Goiás ocupa a 3ª posição no ranking dos maiores produtores de algodão herbáceo do País, atrás apenas de Mato Grosso e Bahia. O Estado é responsável por 5% da produção nacional, com 212.175 toneladas colhidas a cada safra. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
O cultivo de algodão teve início em solo goiano na década de 1980, como alternativa à soja. O desenvolvimento da cotonicultura vem sendo possível graças aos avanços conquistados com as pesquisas, apoiadas pelo Governo de Goiás, Embrapa, universidades e entidades ligadas ao setor, como a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). 
 
Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), a participação do algodão na pauta exportadora do Estado equivale a 1,29% do total. Na balança comercial de janeiro deste ano, o produto foi o 9º mais vendido para fora, gerando uma captação de 6,1 milhões de dólares.
 
O resultado do algodão decorre da estratégia de divulgação do produto no exterior pelo Governo de Goiás. Com a adaptabilidade da planta às altitudes acima de 800 metros, a produção goiana migrou para as regiões dos chapadões. Os municípios de Chapadão do Céu, Montividiu e Mineiros são referência na produção goiana.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351