Lucas Cássio
Goiânia - Uma pesquisa realizada pelo Sebrae e divulgada nesta terça-feira (12/4) pelo superintendente da entidade em Goiás, Igor Montenegro, mostrou a intensidade do uso de tecnologias de informação e comunicação pelas pequenas empresas no Estado e no Brasil. Em Goiás a pesquisa foi realizada em 274 empresas, onde 98% delas utilizam celular, sendo 63% com internet. Outras 74% utilizam internet nas empresas por meio de computadores tradicionais, e apenas um terço não faz uso do recurso.
“Nem sempre a empresa tem fôlego financeiro para investir em tecnologia da informação, outras não estão capacitadas e nem sempre conhecem as ferramentas que estão disponíveis na internet que podem alavancar seus negócios”, justificou Igor, ao falar das empresas que não utilizam o recurso em suas atividades.
Serviço de internet
A mesma pesquisa também mostra uma insatisfação com o serviço de internet oferecido. Em Goiás, quase metade (42%) avalia como baixa a qualidade, 23% considera média e 34,5% avaliou como alta.
“O estudo visa nortear ações para melhorar a gestão das empresas por meio da tecnologia da informação”, explicou Igor Montenegro.
A pesquisa também apurou a participação das empresas nas redes sociais. Os resultados apontam que 31% possui perfil no Facebook, 8,4% possui Home Page e 6,6% tem perfil no Instagram. De acordo com o levantamento, 15,9% das MPE venderam produtos ou serviços pela rede nos últimos 12 meses e mais de 40% compraram no mesmo período.
“Quanto mais as empresas usam a internet para trabalhar, mais elas têm chance de competir no mercado’, finalizou o superintendente do Sebrae Goiás.