Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Construção civil

Aluguel de equipamentos vira opção de construtoras para baratear obras

Mercado tem apresentado reação | 11.04.18 - 11:06
 
A Redação
 
Goiânia - Diante do cenário de crise econômica registrado nos últimos anos, o setor da construção civil tem reavaliado seus posicionamentos e optado por condutas que tornam os processos produtivos mais baratos. Exemplo disso é o aluguel de equipamentos para a construção civil, em detrimento da aquisição, que se mostra como uma alternativa para reduzir os custos totais da obra. 
 
Independentemente de ser uma construção ou uma reforma, a locação de equipamentos para a construção civil já é uma realidade e cada dia mais é uma prática recorrente para a redução de custos no setor, que vem experimentando quedas desde 2011, de acordo com levantamento do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) em parceria com a LCA Consultores. 
 
Ao invés de adquirir um equipamento de alto valor, muitas construtoras e até mesmo pessoas físicas, que realizam construção ou reforma particular, preferem alugar o maquinário por um intervalo de tempo determinado. A opção se torna mais vantajosa, já que o construtor, além de não ter que desembolsar um alto valor para a aquisição, deixa de assumir custos de manutenção e, ao final da obra, não precisa se preocupar com o armazenamento dos equipamentos.
 
Ao alugar máquinas, o recurso aplicado é menor - geralmente o aluguel é mensal – o que deixa o capital da empresa livre para ser aplicado em outros quesitos da obra. Outra vantagem é a redução de custos com a mão de obra. Ao fazer locação de equipamentos, é possível reduzir valores destinados à contratação de pessoal especializado, já que trabalhará apenas em um período limitado e específico do processo de construção ou reforma.
 
O Grupo Govesa está no mercado de locação de equipamentos para a construção civil há 17 anos, e oferece máquinas como betoneira, compactador, andaimes metálicos e acessórios, escoramento metálico (escoras logarinas cruzetas), martelos rompedores. Segundo o gerente de locação do Grupo, Edevaldo da Silva Pereira, o mercado vem se recuperando da crise gradativamente.

“Neste ano, o mercado se estabilizou e apostamos no segundo semestre”, afirma. Outra perspectiva para a ampliação dos negócios é o fim do período chuvoso. “A nossa expectativa é com o cenário mais positivo da economia, os lançamentos de empreendimentos que já estão projetados se tornem realidade”, revela.
 
O proprietário da 4CLR Construtora, Diogo Clemente, há nove anos atua na área e sempre prefere alugar. “Alugar é bem mais vantajoso, tanto pelo custo da aquisição, da manutenção e também para guardar. Na construtora temos apenas pequenos equipamentos”, revela.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351