Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Decoração

Madeira é opção de material elegante, durável e atemporal

Elemento alia aconchego e fácil manutenção | 16.02.17 - 11:46 Madeira é opção de material elegante, durável e atemporal Uso de madeira em paredes e móveis aliam conforto e durabilidade (Foto: divulgação) 
A Redação
 
Goiânia – Além da leveza e resistência, a madeira tem vários outros motivos para ser o elemento escolhido por arquitetos e engenheiros. Elegância, aconchego, facilidade de manutenção, durabilidade e atemporalidade são alguns exemplos.
 
Mesmo com a indústria da construção civil investindo em tecnologia de ponta na fabricação de elementos para substituir o material natural, a madeira permanece como item de charme, sofisticação e ainda muito presente nas tendências que ditam a decoração de interiores de casas, apartamentos e escritórios. É o que atesta a arquiteta Ana Paula Castro, especialista em personalização de ambientes há mais de 20 anos.
 
“A madeira tornou-se atemporal e, por isso, é um elemento chave na decoração. Ela pode ser usada em seus mais diversos estilos, seja como uma releitura de uma época, seja aperfeiçoada pela tecnologia da modernidade. Ambas serão sempre sofisticadas e nunca sairão de moda”, considera.
 
A matéria-prima foi utilizada com ênfase pela arquiteta no apartamento decorado “Dinastia Living Desire”, no estande do Parque Arquitetônico Privativo, complexo formado por três residenciais verticais de alto padrão que está sendo construído no Setor Marista, em Goiânia. Com decoração assinada pela arquiteta, o espaço está entre os “queridinhos” da cidade e tem sido procurado para ser cenário de ensaios fotográficos de modelos e blogueiras.
 
O mobiliário
Ao visitar o apartamento decorado da torre Dinastia Living Desire a primeira impressão é de tradição e elegância. O apartamento de generosas medidas, são 326 metros quadrados, apresenta a madeira, em diferentes texturas e cores, como um dos principais elementos utilizados tanto no mobiliário, no revestimento de paredes, cortinas, divisórias e até piso.
 
“A decoração com forte influência da madeira nos ambientes tem sido muito procurada pelas pessoas, acredito que a razão disto seja o link que ela faz com a memória, traz sensação de aconchego, conforto. A madeira é um material vivo, ela muda seu aspecto com o passar dos anos, vive a história com o morador”, analisa.
 
No mobiliário, a madeira traz tanto o atributo da tradição quanto o da elegância. Os armários, assinados pela Florence, são da Charm Collection Florense, que trazem detalhes com referência ao estilo vintage e provençal. Ana Paula também elegeu a madeira para  a grande mesa treliça de jantar  transferindo seus atributos para a essência dos encontros familiares.
 
Outra funcionalidade da matéria-prima é sensação de aconchego que ela proporciona a grandes ambientes como o apartamento do Dinastia Living Design. “O revestimento de algumas paredes tira a frieza de vãos amplos, trazendo a sensação de conforto”, complementa.
 
Com mais de 90m², a sala do apartamento possui revestimento em madeiras filetadas nas paredes, pilastras e bancos em parte de seu perímetro, que podem ter a função estética ou funcional - durante uma reunião de amigos, tornam-se bancos, aparadores e mesas de apoio. Para dividir a sala da varanda e cozinha, a madeira também foi o elemento comum. Os ambientes receberam portas divisórias de madeira ripada ao invés de vidro, desenhadas para o ambiente, todas com trilhos suspensos.
 
Bambu
Uma novidade apresentada pela arquiteta no Dinastia Living Desire são persianas e pisos feitos a partir do bambu. O material, além de ecologicamente correto e resistente, traz a vantagem de ser mais versátil por manter-se em temperatura natural, sem sofrer as dilatações e retrações comuns nas madeiras, se comparado aos outros pisos.
 
“Utilizamos o piso de bambu nos ambientes privativos em razão do conforto que o material traz, já que os quartos, por exemplo, são locais íntimos e as pessoas podem andar descalças sem sentir a diferença de temperatura nos pés. Ademais, o bambu é um produto bem resolvido ecologicamente, não agride o meio ambiente e favorece a sustentabilidade, pode ser retirado e re-instalado em outros locais sem perdas; isto significa possibilidade de reaproveitamento de quase 100% e muito menos desperdício de matéria-prima nobre ao meio ambiente”, explica.
 
Atemporalidade
O Parque Arquitetônico Privativo é inspirado na ”Era Vitoriana”, período no qual a Rainha Vitória reinou sobre a Inglaterra do século XIX. A primeira torre, lançada há três anos e já em fase de acabamento, Victorian Living Desire, marca o início da história do empreendimento e segue com os dois últimos lançamentos, ocorridos em novembro de 2016, Dinastia, simbolizando a sequência do reinado familiar e o Époque, indicando o movimento da Belle Époque que ocorreu na França mas com grande influência europeia marcando o apogeu da modernidade social, principalmente a arquitetônica, nas grandes capitais mundiais.
 
“Sem dúvidas queremos ter hoje o que apreciávamos ontem, e o que nos fará feliz amanhã. Voltar no tempo, valorizar as tradições, vale muito nos dias de hoje, é privilégio de poucos, principalmente revivermos aquilo que já marcou uma história. Nos traços mobiliários do Dinastia foi essencial estudar um passado, mas com a reconstrução do presente”, destaca Luciano Bolzzoni Verdi.
 
Apesar de a arquiteta Ana Paula Castro afirmar não ter utilizado intencionalmente nenhuma tendência específica, o decorado aponta para referências da arquitetura brasileira atual, com tendência do mobiliário modernista principalmente da década de 60.  “Acabou dando certo, já que o empreendimento traz a história de uma época em que o estilo marcou uma  tendência. Podemos notar isso até mesmo na perspectiva das fachadas do Parque Arquitetônico Privativo, com a utilização de tijolo inglês e elementos clássicos que fizeram história na arquitetura”, elenca.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351