Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Especialista alerta para riscos de lesões auditivas durante o Carnaval

Veja discas e evite problemas após a folia | 28.02.17 - 17:02 Especialista alerta para riscos de lesões auditivas durante o Carnaval (Foto: Divulgação)
A Redação
 
Goiânia – Com o fim das festividades do Carnaval é normal ter preocupações pelo excesso de bebidas alcoólicas, alimentação ou pelo cansaço físico. Porém, mesmo com a exposição aos sons altos, muitas pessoas esquecem de dar atenção à saúde dos ouvidos.   
 
“Atendemos vários pacientes que tiveram a audição prejudicada em função do alto volume de caixas de som superpotentes dos clubes e dos trios elétricos”, afirma o médico otorrinolaringologista Renato Marinho Correa.
 
De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, o ouvido humano suporta bem até 90 decibéis. “A partir daí, já há o risco iminente de lesões. E, infelizmente, algumas são irreversíveis”, ressalta Renato.
 
Segundo alguns estudiosos, um indivíduo não pode permanecer em um ambiente com atividade sonora de 85 decibéis de intensidade por mais de oito horas; nem mais de quatro horas onde se registra 90 decibéis. Este tempo cai para duas horas, onde há 95 decibéis; e uma hora onde a intensidade chega a 100 decibéis.  
 
“É preciso que os foliões estejam em permanente alerta. Hoje em dia existem protetores auditivos de ótima qualidade. E, na dúvida, procure um médico para o diagnóstico correto”, disse o otorrinolaringologista.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351