Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sofisticação

Confira dicas de um sommelier sobre como apreciar vinhos

Bebida pode ser consumida na hora do almoço | 23.08.16 - 18:02 Confira dicas de um sommelier sobre como apreciar vinhos (Foto: divulgação)
A Redação
 
Goiânia - Muitos ainda pensam que o vinho é uma bebida sofisticada e só pode ser saboreada em momentos específicos, mas o sommelier Daniel de Moura, responsável pela escolha dos vinhos no restaurante Rosa Cozinha e sentimento explicou melhor sobre a bebida e deu dicas sobre alimentos para servir de acompanhamento. 
 
Segudo Daniel, o vinho é considerado no Brasil uma bebida sofisticada. Isso ocorre porque o consumo de bons vinhos é relativamente recente no nosso País se comparado com outros países do mundo. “Na Europa e regiões dos Estados Unidos, o consumo de uma taça de vinho durante o almoço e jantar é tão natural quanto o nosso arroz e feijão. Nosso clima também permite o consumo de vinhos brancos e rosés no final da tarde entre amigos, por exemplo”, disse.
 
De acordo com Daniel pode se fazer dois tipos de classificação: na primeira, separa os vinhos entre brancos e tintos. Em uma segunda classificação, pode separá-los entre vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e fortificados. 
 
Os brancos são feitos com uvas verdes ou com a polpa branca de algumas uvas tintas, os tintos com uvas tintas, e os rosés com a mistura do vinho tinto com o branco (ou diminuindo o tempo de contato do mosto com as cascas durante a vinificação do vinho tinto). Em relação aos vinhos espumantes, eles passam por uma segunda fermentação alcoólica, que pode ser na própria garrafa (método tradicional), ou em grandes tanques (método charmat).

Esse processo que dá origem às borbulhas do espumante, chamadas de perlage. E para finalizar, temos os vinhos fortificados, que são aqueles que a fermentação alcoólica é interrompida pela adição de aguardente, que fará o vinho ficar mais ou menos doce. O teor alcoólico da bebida fica entre 19% e 22%.
 
Forma correta de se consumir um vinho
É importante que o vinho seja servido na temperatura e na taça ideal. A quantidade na taça depende sempre do vinho que está a ser servido: 1/3 da taça para o vinho tinto, 1/2 para o vinho branco e 3/4 para o vinho espumante. 
 
Em relação à temperatura de serviço, existem vários fatores que contribuem para uma determinada temperatura do vinho. Em uma regra geral e resumida, as temperaturas ideais são as seguintes: vinhos tintos, 17 a 18 °C; vinhos rosé, 10 °C; vinhos brancos novos, 8 a 10 °C; e vinhos espumantes, 6 a 8 °C.
 
O sommelier explicou que não existe especificamente um tipo de vinho para acompanhar cada alimento. O que existe é a harmonização entre alimentos e vinhos. Em uma regra geral pode se afirmar que peixes harmonizam bem com vinhos brancos; aves com brancos, rosés ou tintos leves; e carnes vermelhas e fortes com vinhos tintos mais intensos, como o Cabernet Sauvignon ou o Malbec.
 
No almoço
Com uma proposta de apreciar um bom vinho na hora do almoço e sem desperdício, o restaurante Rosas Cozinha e Sentimento passou a disponibilizar três opções da bebida aos seus clientes. “Os vinhos selecionados para o restaurante foram o Casa Silva Reserva Cuvée Carmenère (Chile), com excelente concentração e intensidade; o Vinha das Servas branco (Portugal) com aromas de frutas tropicais, maçã e flores silvestres; e o Piattelli Capricci Cabernet Sauvignon (Argentina) que é vívido, tem taninos elegantes e boa persistência no final”, explicou.
 
Questionado se é possível tomar vinho com sobremesa de acompanhamento, ele recomenda como harmonização um espumante brut ou mesmo ou demi-sec para quem aprecia as bebidas mais suaves. “A outra recomendação com sobremesas seria um vinho fortificado. Em geral, eles têm um teor alcoólico e grau de doçura mais elevado que os vinhos convencionais. Alguns exemplos famosos de vinho fortificados são o Vinho do Porto (Portugal), o Vinho da Madeira (Portugal), o Xerez (Espanha) e o Marsala (Sicília)”, disse
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351