Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Gostinho goiano!

Cerveja Colombina cria edição especial em homenagem aos 81 anos de Goiânia

Pequi foi escolhido para compor a receita | 21.10.14 - 16:10
A Redação

Goiânia - 
Com o objetivo de celebrar os 81 anos da capital goiana, a Cervejaria Goyaz elaborou um produto especial. A versão especial batizada de Colombina Goyania incluiu entre seus nobres elementos uma iguaria goiana: o pequi. 

De acordo com a Cerveja Colombina, a edição especial vai resultar em apenas duas mil garrafas e marca o início de uma campanha sazonal da Cervejaria, que promete a cada aniversário da capital trazer um produto exclusivo e enaltecedor de sua regionalidade.

Conforme explica o sommelier cervejeiro responsável pela inusitada receita, Alberto Nascimento, a Colombina Goyania permitiu a incorporação do estilo Saison entre os já trabalhados pela cervejaria. “Esta será a primeira Colombina produzida neste estilo. Já contamos em nosso portfólio com a IPA, Lager e a Weiss”, explica.


A Colombina Goyania, conforme destaca Alberto, é resultado de uma combinação de seis tipos de malte, polpa de pequi e adição de lúpulo alemão Saphir pela técnica de Dry Hopping, feita após a sua fermentação.

Como resultado, adianta o sommelier, obteve-se uma cerveja de cor dourada, leve, refrescante, de final seco e levemente ácido. "O estilo Saison é típico do verão, combinando com as altas temperaturas registradas em Goiás nessa época do ano. Sua harmonização é perfeita com pratos leves, peixes e frutos do mar, ou mesmo com a legítima galinhada goiana”, pontua.


Essa não é a primeira versão da Colombina a levar a adição de ingredientes regionais, esclarece a proprietária da cervejaria, Patrícia Mercês. Sua versão IPA leva na composição rapadura Moça Branca produzida por uma família de agricultores de Nerópolis. A criação foi reconhecida durante o último Concurso Brasileiro da Cerveja, onde conquistou o primeiro lugar em seu estilo. 

Recentemente, a Cervejaria criou uma versão batizada de Pepper Lager, que levou adição de pimenta bode, e conferiu uma agradável "picância" ao produto. Outra escolha regional foi pelo limão china e a tangerina fuxiqueira que juntos incorporaram sabor à Wit Bier elaborada especialmente para um festival gastronômico da capital. “Estamos preparando uma surpresa para ser lançada até o final do ano que levará adição de Baru”, adianta Patrícia.

Ao se deparar com a Colombina Goyania é possível notar que seu conceito foi todo idealizado como forma de homenagear a capital dos goianos. A forma como o nome foi grafado remete-se à escolha de Pedro Ludovico Teixeira para batizar a recém criada cidade, inicialmente com o Y ocupando o lugar do I. A fonte escolhida para o rótulo faz uma releitura do traçado Art Decò, do qual Goiânia é detentora de um dos mais ricos acervos no país. “Esse produto muito nos engrandece e é para nós uma oportunidade de homenagear a todos que, assim como nós, têm orgulho de ser goiano”, finaliza Patrícia. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 22.10.2014 15:03 giovanni paschoal

    Parabéns aos mestres cervejeiros da Colombina Goyania! Sempre uma surpresa cada garrafa!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351