Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Nutrição

Comida japonesa: os principais benefícios e restrições à dieta

Harmonia é a melhor característica | 05.05.12 - 00:21 Comida japonesa: os principais benefícios e restrições à dieta (Fotos: Randes Filho)
Marina Morena

Para quem gosta, a culinária japonesa pode ser considerada uma das mais saborosas do mundo. Mas será que peixes crus, algas marinhas e arroz agridoce podem substituir uma refeição com a mesma capacidade nutritiva que outros tipos de comida? Para falar sobre este assunto, o jornal A Redação convidou a nutricionista e especialista em Nutrição Esportiva Funcional e Fitoterapia, Carol Morais, para falar sobre as principais características das peças mais servidas nas casas especializadas em comida japonesa.

A especialista em alimentos afirma que a comida japonesa possui baixa caloria, com exceção das peças fritas. Apesar disso, Carol prefere não falar em calorias, já que trabalha com a linha de Nutrição Funcional. “O corpo não é matemático. Contar calorias não resolve o problema de uma refeição nutritiva. A interação dos nutrientes com o corpo é qualitativa e não quantitativa”, afirma.

Para ela, não existe fórmula pronta, cada organismo deve ser respeitado com individualidade na hora de se escolher a dieta mais apropriada. “Se formos contar cada caloria gasta, um atleta de alto desempenho, que gasta 18 mil calorias em uma competição, deveria repor esse mesmo tanto de calorias em um mesmo dia. Ninguém consegue ingerir 18 mil calorias de uma só vez.”

Harmonia
No restaurante Hakone, em Goiânia, a nutricionista explicou, primeiramente, que a comida japonesa é muito saudável e apresenta praticamente os mesmos nutrientes encontrados em um prato típico brasileiro: arroz, feijão, carne e salada. “A principal característica desta comida é a harmonia que ela apresenta”, afirma Carol.

A nutricionista mostra que os pratos japoneses também possuem carboidrato, por causa do arroz, e fibras, que podem ser encontradas nas verduras. Os peixes também são ricos em proteínas e podem substituir a carne. Além disso, outros vários elementos nutritivos podem ser consumidos, como zinco, ômega 3 aceleradores de metabolismo.

Veja os principais pontos positivos e negativos da comida japonesa:
Gengibre
Acelera o metabolismo, é bom para a digestão, antiinflamatório natural potente e é excelente para quem pratica exercícios físicos.
Wasabi
Pimenta feita à base de raiz forte. Excelente para quem tem problemas nas vias aéreas. Mas algumas industrializadas podem conter lactose e é preciso ter cuidado para quem tem restrição. O ideal é preparar a raiz desidratada apenas com água.

Mollho shoyo
Apesar de ser uma forma legal de se consumir soja (fermentada), o shoyo deve ser ingerido em baixíssimas doses, porque possui alta concentração de sódio. Carol diz que pede para os pacientes diluírem o molho com um pouco de água. É melhor dar preferência para o shoyo natural, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
Atum e salmão
São peixes mais gordurosos que os peixes brancos. Mas a gordura que contêm é considerada boa para o organismo. Além disso, possuem mais ômega 3, o que ajuda na diminuição de triglicérides e colesterol. Este elemento ajuda ainda a combater alergias e processos inflamatórios.





 

Peixes brancos
São mais magros, mais leves e, por isso, digeridos mais rápido.

Polvo
Possui muitos minerais nutritivos. Além disso, não é servido cru, mas aferventado, o que diminui o risco de contaminação.

 
Hot Sushis
Os sushis fritos empanados devem ser consumidos de maneira moderada, por possuírem alto teor de gordura ruim.
Edamame
Favos de soja aferventados. Ótima opção de petisco saudável.

Algas
As algas, que geralmente envolvem os sushis, são ricas em zinco, vitaminas do complexo B e ajuda o fígado a eliminar toxinas do corpo. São excelentes complementos alimentares e podem ser consumidos tanto por adultos quanto por crianças.
Gergelim
Rico em cálcio, gordura boa e é antiinflamatório.
Tofu
Conhecido como queijo de soja, é uma ótima opção para se consumir soja (coagulada). Também é boa opção de alimento para vegetarianos.
Cream cheese
Deve ser evitado por quem tem intolerância a lactose.
 




Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 12.02.2013 23:30 Erika Yshii

    Boa a materia!!! so uma correcao. molho de soja e SHOYU e nao shoyo!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351