Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Gastronomia

Aprenda a fazer duas receitas juninas com um toque gourmet

Bolinho de milho com pequi é uma das dicas | 23.06.16 - 17:08 Aprenda a fazer duas receitas juninas com um toque gourmet (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia - 
As festas juninas e também as julinas tomam conta da agenda cultural de muitas pessoas nessa época do ano. Mais do que as danças e a decoração colorida, as comidas típicas são as grandes queridinhas de quem curte um arraiá dos bons! Pensando em satisfazer o paladar dos goianos, o chef Pedro Ernesto preparou duas receitas fáceis de fazer.
 
Como opção de doce, Pedro sugere a canjica com farofa de amendoim e melaço de cana. E como sugestão de prato salgado o chef vai ensinar o bolinho de milho com lascas de pequi. "Garanto que é tudo bem simples e as pessoas não terão dificuldades. Até mesmo quem não tem experiência na cozinha consegue fazer com facilidade", afirma Pedro. 
 
O bolinho de milho frito é uma receita com ingredientes simples, típico do Goiás. Já a canjica, que também é conhecida como mungunzá, é uma iguaria doce feita de grãos de milho-branco levemente triturados, cozidos em um caldo contendo leite, açúcar, canela em pó ou casca, e cravo-da-índia. O prato faz parte da culinária nordestina, onde é apreciado durante todo o ano, diferentemente de outras iguarias de milho, que são geralmente feitas no período junino.
 
Bolinho de milho com lascas de pequi
Ingredientes:
1 kg de massa de milho
2 colheres de salsinha
1 colher de cebolinha
1 pimenta bode picada
2 pimentas de cheiro picadas
2 colheres de sopa de pequi em lascas
Queijo a gosto
 
Modo de preparo:
Em uma vasilha colocar a massa de milho, as pimentas picadas, acrescentar salsinha e cebolinha, sal a gosto, queijo ralado a gosto e o pequi picado. Misture todos os ingredientes até ficar com consistência homogênea. Após isso é só enrolar no modo "Quenelle" feito com o manuseio de duas colheres. 
Depois é só fritar e se deliciar
 
Canjica com farofa de amendoim e melaço de cana
Ingredientes:
500grm de canjica branca
500 ml de leite
250 ml de leite de coco
395 gramas leite condensado
10 cravos
2 paus de canela
Casca de 1 laranja
Casca de 1 limão
Melaço de cana a gosto
 
Modo de preparo:
Cozinhar a canjica com 3 litros de água, os cravos, canela e a casca da laranja por 40 min e reserve em uma panela. Para fazer o creme da canjica: colocar o açúcar em outra panela e cozinhar até virar uma calda. Depois acrescente o leite condensado, leite de coco e o leite, e deixe engrossar por 10 min ou ao ponto desejado. Acrescente a canjica e uma casca de limão para aromatizar - servir com farofa de amendoim e melaço de cana.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351