Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Com apoio de 300 voluntários

JUBs Goiás será realizado em Goiânia, Trindade e Aparecida

Mais de 5 mil atletas estarão envolvidos | 14.10.17 - 14:39 JUBs Goiás será realizado em Goiânia, Trindade e Aparecida (Foto: Divulgação)  
A Redação
 
Goiânia - Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) começam na quinta-feira (19/10) em praças esportivas espalhadas por Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia. Para proporcionar a melhor experiência aos cerca de 5 mil atletas envolvidos no evento, os jogos contarão com o apoio de 283 voluntários, selecionados entre 590 candidatos que se apresentaram nos 35 dias de inscrição.
 
O programa de voluntariado vem sendo desenvolvido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) desde o início da década e chegou a contar com cerca de 400 voluntários em campo na edição do ano passado, em Cuiabá (MT).
 
O JUBs é a maior competição universitária da América Latina e a 65ª edição, em Goiás, é a que reunirá o maior número de participantes da história, com cerca de 7 mil envolvidos. Quase 300 pessoas vão trabalhar, voluntariamente nas áreas técnica, de saúde, transporte, turismo, hospedagem, direito e comunicação.
 
O programa de voluntariado vem tendo um crescimento exponencial, reunindo profissionais que atendem às necessidades dos competidores com qualidade, além de terem uma experiência única em um evento de grande porte, o maior da América Latina no âmbito universitário.  
 
“O programa de voluntariado da CBDU é consistente, atuante e maduro, que qualifica melhor seus voluntários, dando todas as condições necessárias para que possam participar, sejam oriundos da cidade-sede dos jogos ou de outras regiões”, ressalta Lusimar Santos, presidente da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU) e vice-presidente regional Centro-Oeste da CBDU. “A gente consegue atender muito bem. Há até uma disputa pelas vagas. Acredito que nossa plataforma, certamente será utilizada por outras confederações”, salienta.
 
As experiências dos voluntários
Em 2014, em Aracaju (SE), o preparador físico Victor Garcia de Sousa Morais, de Goiânia, esteve perto de disputar o JUBs como jogador de basquete, mas acabou ficando de fora. Agora, aos 23 anos e cursando o sexto período do curso de Educação Física, ele estará envolvido com os jogos como voluntário.
 
 
“Acredito que, estar no mesmo meio de profissionais da minha área e de atletas, será uma experiência incrível para a formação de todos nós. Creio que essa é nossa maior motivação para estar presente na maior competição Universitária da América Latina.
 
Para Victor, além de o JUBs ser uma competição de alto nível, a relação interpessoal agrega muito na vida de todos que participam, desde os voluntários até aos atletas. “Podemos conhecer outras pessoas, costumes e vivenciar novas situações em nossas vidas”, afirma.
 
Ex-atleta das quadras de vôlei do JUBs, Katia Barros, de 45 anos e nascida em Piracanjuba (GO), volta aos jogos como voluntária da área de saúde. Educadora física e prestes a se formar em fisioterapia, Katia busca, neste evento, “um momento de máxima experiência profissional, aproveitando a oportunidade de conhecer outros profissionais e de conhecer as diferentes formas de atuação da profissão”.
 
“Estou impressionada ao ver tantos profissionais/voluntários lutarem por este evento. São muitos setores a serem preenchidos para que nada fique a desejar. O voluntariado abraçou o JUBs de forma impressionante”, exalta Katia.
 
Sobre o JUBs 2017
Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas e alunos-atletas.
 
Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.
 
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).
 
A cerimônia de abertura será na próxima quinta-feira (19), com show da dupla goiana, Israel e Rodolffo, a partir das 19 horas, no Ginásio Rio Vermelho.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351