Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Entre os dias 3 e 10

Goiás sedia em julho o 15º Campeonato Mundial de Futsal Universitário

Evento de lançamento foi realizado hoje (28) | 28.04.16 - 15:24 Goiás sedia em julho o 15º Campeonato Mundial de Futsal Universitário (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
Goiás será o centro das atenções do mundo entre os dias 3 e 10 de julho, quando sedia a 15ª edição do Campeonato Mundial de Futsal Universitário. São esperados representantes de mais de 20 países para o maior torneio do esporte universitário. Nesta quinta-feira (28/4), o governador Marconi Perillo e a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, lançaram oficialmente o campeonato que terá como sede Goiânia e Anápolis. A atleta Amanda Lyssa, conhecida como Amandinha, que tem o título de melhor jogadora de futsal do mundo de 2014, também participou do evento. 
 
A preparação goiana para receber os jogos começou há cerca de um ano, com a visita da comitiva de organização do evento. Na capital, o ginásio sede será o Goiânia Arena, que tem capacidade para receber 15 mil pessoas. Já em Anápolis as partidas serão disputadas no Ginásio Internacional Newton de Faria, que pode acomodar até 10 mil espectadores. 

"Goiânia recebeu o direito de sediar o evento depois de apresentar uma candidatura vitoriosa em 2013. A delegação brasileira é atual campeã do Mundial com a Seleção Feminina que conquistou o tetracampeonato na última edição do evento, realizada em Málaga, na Espanha, em julho de 2014", afirmou o governador Marconi Perillo.

A expectativa é que o mundial fortaleça o turismo goiano e dê visibilidade para Goiás. Além disso, haverá intensa geração de empregos temporários e aquecimento da economia local. Até o momento estão confirmadas 16 seleções masculinas e 10 femininas. Cada equipe conta com 14 atletas, além de comissão técnica. São elas:
 
Seleções universitárias masculinas: Brasil, Alemanha, Argentina, Cazaquistão, China, França, Israel, Irã, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Tailândia, Ucrânia e Uruguai.
 
Seleções universitárias femininas: Brasil, Argentina, Canadá, Cazaquistão, China, Nova Zelândia, Irã, Portugal, Rússia e Uruguai.
 
Mascote
Como todo grande torneio, o mundial de futsal não poderia deixar de ter um mascote. Típico do Cerrado, o lobo-guará foi escolhido para ser o símbolo dos jogos que serão realizados em Goiás. Além de exaltar a espécie nativa, a intenção com a escolha do animal foi também alertar para sua preservação, já que o lobo-guará está ameaçado de extinção. 
 
Durante o lançamento da 15ª edição dos jogos, Marconi Perillo e Raquel Teixeira anunciaram um concurso virtual para a escolha do nome do mascote. Os internautas podem acessar o site oficial da competição (www.wucfutsal2016.com) e votar no preferido: Goyá, Olé ou Guará. 
 
Sobre o campeonato 
Realizado a cada dois anos e chancelado pela Fifa, o Campeonato Mundial de Futsal Universitário é um dos mais conhecidos e tradicionais eventos organizados pela Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu). A primeira edição, ainda em 1984, reunia apenas equipes masculinas e foi realizada em São Paulo.
 
Esta é a quarta vez que o Brasil sedia o mundial. Além de São Paulo, as capitais que já receberam os jogos foram João Pessoa (2000) e Vitória (2008), este último teve como principal novidade a inclusão da competição feminina – foi a primeira vez que um mundial aconteceu só para mulheres. Outros países que também receberam edições foram Itália, Espanha, Chipre, Finlândia, Portugal, Hungria, Polônia, Eslovênia e Sérvia. 
 
O histórico da seleção brasileira de futsal universitário é positivo: as equipes masculina e a feminina são tetracampeãs mundiais, sendo as maiores vencedoras da competição. Detalhe para o time das mulheres, única seleção campeã de todas as edições realizadas até aqui. Agora jogando em casa, o Brasil busca o quinto título nas duas categorias. (Com informações da assessoria)
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351