Mônica Parreira
Atualizado às 18h10
Goiânia - Em uma partida de tempos distintos, quem levou a melhor foi o Goiás, que se garantiu na final do Goianão 2013. A Aparecidense dominou o placar no primeiro tempo neste domingo (5/5), no Aníbal Batista de Toledo, com gol de Washington. Na etapa final, o Verdão se superou: Eduardo Sasha, Thiago Mendes, Walter e Dudu Cearense marcaram na goleada que deixou o Camaleão fora de combate.
Com esse resultado, o Goiás somou 5 a 2 no placar agregado e avançou para a decisão do título. No domingo (12/5), os comandados de Enderson Moreira enfrentam o
Atlético, que carimbou o passaporte para a final depois de eliminar o Goianésia. O confronto será às 16h, no estádio Serra Dourada.
Camaleão abre vantagem
O Goiás não baixou a guarda e entrou em campo determinado a sacar a vantagem do Camaleão, que só foi tirada no segundo tempo. Antes disso, houve um bombardeio de tentativas até que, aos 13 minutos, veio a primeira desventura. Depois de uma cobrança de escateio, Walter abriu o placar de cabeça. O atacante correu para o abraço, em vão. Wilton Pereira Sampaio já havia paralisado o lance, apontando falta por empurra-empurra na pequena área e anulando o gol.
Com 21 minutos de bola rolando, William Matheus avistou Ramon e cruzou na área. O meia ficou cara a cara com o gol, mas chegou atrasado para recepcionar a bola e a zaga adversária afastou o perigo. Pouco tempo mais tarde foi a vez de Thiago Mendes tentar abrir o placar. O jogador carregou a bola em direção ao gol, deu um toque, mas Jonatan matou a jogada.
Quase como quem não queria nada, a Aparecidense surgiu em um lance, aos 33 minutos de bola rolando, quebrando o ritmo de jogo do Goiás. E foi fatal. Anderson Paim cobrou escanteio na área e Washington fez um gol de placa: 1 a 0.
No último bom lance da etapa inicial, Walter chegou com perigo. O artilheiro esmeraldino cobrou falta de longe e acertou a trave. Este era um bom presságio do que o jogador ainda faria para garantir o Goiás na final do campeonato.
Goiás vira, goleia e fica com a vaga
A reação alviverde começou aos 13 minutos do segundo tempo e foi instantânea. Eduardo Sasha recebeu assistência de Vítor e balançou as redes. A torcida esmeraldina presente no estádio acumulou a comemoração do gol de Sasha ao feito de Thiago Mendes. O jogador recebeu de Walter e arriscou de longe, marcando o gol da virada: 2 a 1.
Pronto. Com esse resultado o Goiás já se garantia na final do Goianão. Mas o time, que neste domingo estava articulado pelo artilheiro, foi além. Aos 20 minutos, Walter deixou as assistências de lado para registrar o dele, de pênalti: 3 a 1.
Com 29 minutos de bola rolando, Dudu Cearense fechou a goleada. O jogador, que tinha acabado de entrar em campo, recebeu do 'garçom' Walter e chutou de primeira, guardando a bola no canto direito do gol.
FICHA TÉCNICA
APARECIDENSE: Pedro Henrique; Johnathan (Claitinho), Márcio Santos, Murilo e Anderson Paim; Jeferson, Abuda (Guilherme), Renato Xavier, Eduardo Arroz e Washington; Diego Lira (Rodriguinho).
Técnico: Wladimir Araújo
GOIÁS: Renan; Ernando, Rodrigo (Renan Oliveira), Valmir Lucas; Vítor, Amaral, Thiago Mendes, Ramon (Neto Baiano), Eduardo Sasha (Dudu Cearense) e William Matheus; Walter.
Técnico: Enderson Moreira
Local: estádio Aníbal Batista de Toledo. Data: 5 de maio. Horário: 16h. Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa). Assistentes: Márcio Soares e Tiago Gomes. Cartões amarelos: Abuda e Murilo, da Aparecidense; Eduardo Sasha e Ernando, do Goiás. Gol: Washington (23' do 1° tempo), para Aparecidense; Eduardo Sasha (13' do 2° tempo), Thiago Mendes (15' do 2° tempo), Walter (20' do 2° tempo) e Dudu Cearense (29' do 2° tempo), para o Goiás