Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

'Fala, candidato'

Medidas para Segurança são abordadas em sabatina com senadoriáveis na OAB

Participaram Vilmar Rocha, Marina e Aldo Muro | 03.09.14 - 15:10 Medidas para Segurança são abordadas em sabatina com senadoriáveis na OAB (Fotos: Leoiran)
 
Mônica Parreira
 
Goiânia - Promovido pela OAB Goiás na manhã desta quarta-feira (3/9), o primeiro dia de sabatina com os candidatos à vaga de senador por Goiás foi cercado por assuntos pontuais como segurança pública, reforma política e projetos de lei de interesse da advocacia. Participaram do evento Vilmar Rocha (PSD), Marina Sant'Anna (PT) e Aldo Muro (PSDC). Por questões pessoais, Antônio Neto (PCB) não pôde comparecer.
 
Intitulada "Fala, Candidato", a sabatina foi mediada pelo presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, e proporcionou aos candidatos um tempo para expor suas principais propostas. Em um segundo momento, foram direcionadas a cada participante algumas perguntas formuladas pelo Conselho Seccional. 
 
Segurança pública
Em sua apresentação, Vilmar Rocha levantou questões sobre segurança pública, tema que passou a ser discutido durante toda a sabatina. "Houve uma explosão da violência, nos sentimos ameaçados. O poder público precisa dar uma resposta à sociedade", comentou.
 
"O Plano Nacional de Educação (PNE) que aprovamos prevê que, em 10 anos, 50% das escolas do Brasil sejam de tempo integral. Minha proposta para esta situação em Goiás é que a meta prevista para o país seja atingida aqui usando a metade do tempo, ou seja, cinco anos", completou ao dizer que a educação é uma alternativa para reduzir o índice de criminalidade.
 
Vilmar Rocha defendeu, ainda, três medidas para enfrentar a violência: alteração constitucional, com mudanças na legislação penal, criação de um ministério voltado para a segurança pública e qualificação da gestão na área de segurança.


(Foto: Leoiran)
 
Seguindo o mesmo viés, Marina Sant'Anna foi questionada por Henrique Tibúrcio a respeito da sensação de insegurança que a população sente. Em resposta, a candidata citou a necessidade de aperfeiçoar as investigações criminais. Também disse que o investimento do PNE é uma boa solução, e completou: "se alunos da classe A e B têm escolas integrais, então as outras crianças e adolescentes também precisam dessa oportunidade". 
 
Questões de injustiça social, inclusive, foram abordadas pela petista durante a apresentação de suas propostas. "Quero percorrer o Estado, ouvir as demandas e trabalhar em cima delas", disse. 
 
Sobre a maioridade penal, Marina afirmou ser a favor da aplicação do estatuto da criança e do adolescente. "Parece que está se buscando na prisão do adolescente a alternativa de reduzir o crime. Antes de qualquer decisão, precisamos estar bem equipados e estruturados. A Alemanha e Espanha, por exemplo, estão recuando dessa medida que tinham tomado. Diminuir a maioridade penal não é uma questão tão simples".
 

(Foto: Leoiran)
 
Advocacia
O terceiro a se apresentar foi Aldo Muro. Sem polêmicas, o candidato explanou propostas para melhorar a classe da advocacia, além de citar a reforma processual civil.
 
Henrique Tibúrcio abordou com Vilmar Rocha a questão da manutenção do Exame de Ordem. Em resposta, o candidato disse que está sempre a favor que é de interesse social. "Esta é uma questão corporativa, de uma instituição que está defendendo um ponto de vista. Nesse caso, o interesse corporativo vai de encontro ao interesse da sociedade, pois a preocupação aqui é de selecionar pessoas qualificadas para o exercício da profissão. Então sou a favor da manutenção pela OAB".
 
Também questionada, Marina Sant'Anna relembrou que, quando se formou em direito, teve opção de fazer um estágio supervisionado ou passar pelo exame. "A princípio, sou favorável a exigência de uma prova ou outro tipo de acompanhamento, como foi meu caso'.
 
Mais sabatina
Na quinta-feira (4/9), o "Fala, candidato" terá a participação dos candidatos ao senado Ronaldo Caiado (DEM), Aguimar Jesuíno (PSB) e Elber Sampaio (PSOL). 
 
Na próxima semana, é a vez da OAB-GO conversar com os candidatos ao governo do Estado. Na quarta (10/9), estão previstos Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT). Já na quinta (11/9), Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB) devem participar da sabatina.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351