Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Projeto leva exposição de fotografias a terminais do Eixo Anhanguera

Mostra 'Céu de Anil' é promovida pela RMTC | 07.12.17 - 14:54 Projeto leva exposição de fotografias a terminais do Eixo Anhanguera (Foto: Divulgação)
Rafaela Bernardes

Goiânia
- A Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (RMTC) realiza uma exposição de fotos nos terminais Praça da Bíblia e Padre Pelágio, em Goiânia. A mostra 'Céu de Anil' foi aberta no domingo (3/12) e segue até o dia 3 de fevereiro de 2018. As imagens refletem a riqueza cultural e religiosa do povo brasileiro e goiano.   
 
As fotografias expostas são do fotógrafo Wagner Araújo, e a curadoria da exposição é de Diógenes Moura, ex-curador da Pinacoteca de São Paulo. Entre as imagens, que têm um olhar mais artístico do que documental, estão registros das Congadas e Cavalhadas, retratos dos índios Kayapó e Krahô e muito mais. 
 
Segundo Wagner, a mostra reúne fotografias tiradas entre os anos de 2005 e 2016 em diferentes cidades brasileiras. "A exposição no terminal é uma experiência nova na minha carreira. A intenção é fazer com que as pessoas se identifiquem com as imagens, já que as fotos retratam a cultura e formação do nosso povo", disse o fotógrafo em entrevista ao jornal A Redação.  
 
O gerente de marketing da RMTC, Fernando Noleto, explica que a exposição faz parte de um projeto da Rede que visa levar ações culturais para os terminais de Goiânia. "Levar cultura e informação para os passageiros do transporte público é muito importante. Acredito que a arte faz com que o trajeto fique mais leve e prazeroso para os passageiros", explicou ao AR.  
 
O presidente da Metrobus, Marlius Braga Machado, também ressaltou a importância desse tipo de iniciativa nos terminais do Eixo Anhanguera.  "Desde o ano passado colocamos os terminais à disposição para receber a exposição e é muito interessante ver hoje a 'Céu de Anil' exposta aos clientes. Além de harmonizar esses espaços, também é uma forma de democratizar a arte, expondo, por exemplo, algumas particularidades da cultura indígena aos mais de 220 mil clientes que passam pelo Eixo Anhanguera." 
 
Para o diretor executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, é importante que em um ambiente com grande fluxo de pessoas haja espaço para os eventos culturais. “Temos muita satisfação em realizar estes eventos nos terminais, inclusive já concretizamos outros projetos. A cultura agrega sentido à vida das pessoas e faz parte de nossos valores cuidar das pessoas em nosso caminho, proporcionando a melhor experiência aos clientes que usam diariamente o transporte coletivo”. 
 
Exposição
As 50 fotografias feitas por Wagner Araújo abordam as profundas manifestações de arte e religiosidade goianas e brasileiras a partir de uma visão poética e não apenas documental. As imagens revelam a miscigenação e pluralidade do povo brasileiro, suas manifestações culturais, e propõem uma reflexão sobre nossa ancestralidade. 
 
Para o curador da mostra, Diógenes Moura, a exposição sugere um instante de reflexão no trânsito dos terminais rodoviários, justamente no fluxo do dia a dia onde cada um dos transeuntes que por ali passam têm a possibilidade de olhar para si mesmo e rever o que lhes pertence: a Cavalhada em Pirenópolis, as Congadas em Goiás e Catalão, os retratos dos índios Kayapó, Krahô, os encontros de cultura na aldeia Multiétnica em São Jorge e Alto do Paraíso, a louvação à Yemanjá, em Salvador, na Bahia. 
 
“Porque o que é nosso, nos pertence, não se apaga, não se lastima. Pertence porque trata da nossa história. Pertence ao nosso corpo, ao conflito permanente entre dor e prazer que temos que enfrentar diariamente. Aqui está o Céu de Anil. Eis a nossa liberdade para existir, cantar, dançar, entrar em transe, e gritar, cada vez mais. Simplesmente porque somos vencedores”, ressaltou o curador.  
 
Céu de Anil foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e fica em cartaz até 03 de fevereiro.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351