A Redação
Goiânia - Dirigido pelo goiano Benedito Ferreira, o curta-metragem "Algo do que fica" foi premiado no Uranium Film Festival, realizado em Berlim, na Alemanha, no último fim de semana. A produção tem como tema o acidente radiológico com o césio-137, ocorrido em Goiânia há 30 anos.
Ao longo de 23 minutos, "Algo do que fica" reflete sensibilidade sobre o desastre radioativo e as suas consequências em Goiânia. O filme de Benedito Ferreira foi recentemente premiado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Na cidade de Goiás, a ficção recebeu o troféu de melhor produção goiana na Mostra Competitiva e ainda levou o prêmio de melhor ator e melhor direção de fotografia na 15ª Mostra ABD Cine Goiás.
O festival levou ao CineStar, na capital alemã, 28 filmes de oito países diferentes, que foram exibidos entre os dias 11 e 15 de outubro. Iniciado no Rio de Janeiro há sete anos, o evento tem como objetivo fornecer informações por meio de filmes independentes sobre energia nuclear, mineração de urânio, armas nucleares, medicina e ciência nuclear e os riscos da radioatividade.