Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

30 de julho

Cantor Lenine se apresenta com a Orquestra Filarmônica de Goiás

Entrada é gratuita | 24.07.17 - 19:11 Cantor Lenine se apresenta com a Orquestra Filarmônica de Goiás (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
O cantor Lenine se apresenta com a Orquestra Filarmônica de Goiás no dia 30 de julho, às 11h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. No repertório estão sucessos como Jack soul brasileiro, Leão do Norte, Paciência, o Silêncio das estrelas, entre outros. Além das canções de Lenine, a Filarmônica também interpretará a 5ª Sinfonia de Beethoven na primeira parte do concerto.
A regência é do maestro Marshal Gaioso e a entrada é gratuita. 
 
Lenine
Desconsiderando rótulos ou classificações rígidas, Lenine refere-se a si mesmo como um cantautor, produtor musical e arranjador, que recifense e carioca, traz em suas composições influências de manifestações culturais tipicamente brasileiras. O compositor-produtor-arranjador-performer, nasceu em fevereiro de 1959 e conta com mais de 30 anos de carreira. Tendo tido suas canções gravadas e interpretadas por grandes nomes do cenário musical como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Zélia Duncan e outros.

Lenine é também um artista bastante premiado, tendo recebido 5 prêmios Grammy Latino, 2 prêmios da Associação Brasileira de Críticos de Arte e 9 prêmios da Música Brasileira. Também já fez turnê por importantes cidades na Europa, América do Norte e Sul. A história de Lenine com a música é de longa data, segundo o próprio, quando criança tudo o que ele mais queria era o ter o direito de poder brincar com o violão da irmã mais velha, o que só era possível quando ele conseguia roubar a chave do armário onde o violão ficava guardado. Com o passar dos anos Lenine foi envolvendo-se mais com a música até chegar ao ponto de decidir largar o curso de Engenharia Química para começar a escrever suas primeiras composições.

Nessa época ele tranca o curso e muda-se para o Rio de Janeiro passando a viver exclusivamente da música. Gravou em 1983 o seu primeiro LP, juntamente com Lula Queiroga, intitulado Baque Solto, mas desde essa época a atividade musical de Lenine apenas intensificou-se, e ele produziu e gravou diversos cds e dvds. Lenine desenvolve seu trabalho musical e é paralelamente um artista engajado em atividades que envolvem a proteção do meio ambiente, tendo lançado em 2014 a sua turnê Socioambiental, promovendo um encontro entre os temas caros ao artista, a saber, arte e natureza. Nesse sentido, a poesia do trabalho composicional de Lenine reflete bem a sua personalidade e crença, tornando a sua arte indissociável da pessoa que é. Com certeza a manhã de hoje será memorável. Bom concerto!
 
O maestro
Marshal Gaioso é Bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás (1996), fez Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) (2002) e é Ph.D. em Musicologia pela University of Kentucky, em Lexington, EUA (2010).
 
Foi regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiânia, regente titular da Orquestra de Câmara de Goiânia e regente associado  da Orquestra Filarmônica de Goiás.
 
É autor de Danças Para Banda (2006) e Da Missa ao Divino Espírito Santo ao Credo de São José do Tocantins (2004) e de estudos sobre a música em Goiás nos séculos XVIII e XIX.
 
Gravou, como regente e diretor artístico, diversos CDs, entre eles Danças de Outros Tempos (2006) e Música Colonial em Goiás (2004). Marshal Gaioso Pinto é professor de Música e regente da Banda Sinfônica do Instituto Federal de Goiás.
 
SERVIÇO
Data: 30/07
Local: CCON
Horário: 11h00 (Abertura do Teatro a partir das 9h30)
Entrada gratuita
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351