Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Praça Cívica: Licitação do Circuito Cultural será publicada ainda em junho

Informação é da secretaria Raquel Teixeira | 21.06.17 - 14:16 Praça Cívica: Licitação do Circuito Cultural será publicada ainda em junho (Foto: divulgação) Adriana Marinelli e João Unes

Goiânia -
 Com foco no incentivo à preservação do patrimônio art déco de Goiânia e com o objetivo de atrair novamente público para o centro da capital, o Circuito Cultural da Praça Cívica está prestes a se tornar realidade. O edital de licitação deve ser publicado na próxima semana e, segundo informações da secretária Raquel Teixeira, titular da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), os recursos para o restauro da parte física dos prédios que integram o projeto já estão garantidos. 
 
"A ideia é fazer o quanto antes esse restauro dos prédios. São seis ao todo", diz a secretária ao destacar que a gestão estadual já conta com R$ 50 milhões em caixa para o projeto. "Para a parte interna, o recheio dos museus, estamos pleiteando a lei rouanet, que é a Lei Federal de Incentivo à Cultura", explicou em entrevista ao jornal A Redação. 
 
Segundo a secretária, seis edifícios integram o Circuito Cultural. "A antiga Chefatura de Polícia, o próprio Palácio das Esmeraldas, que terá o andar térreo aberto para visitação, o Centro Cultural Marieta Telles Machado, o prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Museu Zoroastro Artiaga e a antiga Delegacia Fiscal do Estado". 
 
"Vamos fazer a parte da requalificação e entregaremos a administração para Organizações Sociais, a exemplo do que fizemos agora com a Orquestra Filarmônica de Goiás", acrescenta Raquel Teixeira. A previsão, de acordo com a secretária, é que o projeto esteja concluído e ativo para visitação do público até o final de 2018. "É o que queremos", diz. 
 
Valorização da Cultura
Para Raquel Teixeira, os investimentos realizados pela governo estadual comprovam a valorização do setor cultural em Goiás. "O governador Marconi Perillo é conhecido pelo amor que ele tem pela Cultura. Ele gosta dos movimentos culturais. Ele gosta de conversar sobre teatro, sobre música. Ele sempre teve um carinho muito especial pela área. Ele acha importante a ideia da identidade cultural, tanto que o Fica, o Canto, o TeNpo foram decisões dele", destaca.
 
"Ele tem também um enorme carinho e respeito pela parte patrimonial. Fizemos recentemente o restauro da Igreja São Sebastião lá em Silvânia. A inauguração será agora em julho. Fizemos o Cine Teatro São Joaquim na Cidade de Goiás e está prevista uma grande reforma no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, em Pirenópolis. Se comparar com outros Estados, estamos investindo na música, na dança, no teatro. Vamos transferir o Martim Cererê definitivamente para o Estado. Muitas pessoas não sabem, mas o Martim Cererê era da Celg. Agora será oficialmente incorporado à Seduce. A área cultural de Goiás está muito intensa. A programação do Teatro Goiânia e da Vila Cultura está intensa. Fico muito feliz de ser secretária de Cultura de um governador que não mede esforços para garantir recursos para a área", conclui.  

Leia mais:
Fica está mais do que nunca comprometido com formato original, diz Raquel
Raquel Teixeira: Gestão por OS é novo passo para modernizar a Filarmônica
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351