Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Programação

Fica: 2º dia abre agenda de shows e exibe mais de 15 filmes; veja detalhes

Festival vai até 25/6 na cidade de Goiás | 21.06.17 - 10:43 Fica: 2º dia abre agenda de shows e exibe mais de 15 filmes; veja detalhes Cineteatro São Joaquim é palco da Mostra Competitiva (Foto: Seduce)
Mônica Parreira
 
Cidade de Goiás – O movimento nas ruas da antiga capital do Estado é prova de que o 19º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) já começou. Nesta quarta-feira (21/6), segundo dia oficial das atividades, inicia a exibição de filmes da mostra competitiva e outras mostras. A programação inclui mais de 15 sessões de cinema. À noite terá a abertura dos shows artísticos.
 
Pela manhã, a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, participou de um café da manhã com o cineasta Manoel Rangel no jardim da Casa de Cora Coralina. Na pauta, cinema. Também participaram Bebeto Abrantes e Juliana de Carvalho, diretores de Caminho do Mar, filme exibido na noite anterior durante a cerimônia de abertura do festival. No mesmo horário, crianças visitaram o Cineteatro São Joaquim para acompanharem a primeira parte da Mostra Fica Animado. 
 
Leia mais:
Fica 2017 é lançado com homenagens e estreia de filme
 
Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Também movimenta a quarta-feira diversos cursos, oficinas, fóruns e palestras sobre meio ambiente e cinema. Clique aqui e veja detalhes. 
 
As atrações artísticas começam à noite com Pedro Braga e Luiz Chaffin, que apresentam o show instrumental Com a corda toda na Igreja São Francisco. O projeto é a celebração de uma amizade musical e pessoal de vários anos. Pedro Braga e Luiz Chaffin utilizam violão de nylon, violão de aço, violão de 12 cordas, viola de 10, guitarra, cavaquinho, bandolim, bouzouki. 
 
Na mesma noite, o Palácio Conde dos Arcos recebe dois shows: às 20h30, a Banda Terra Cabula apresenta o espetáculo Clarão e, às 21h15, é a música do grupo Sr. Blan Chu que ocupa o palco do festival.
 
Confira os filmes que serão exibidos nesta quarta-feira (21/6):
 
Mostra Competitiva
Local: Cine Teatro São Joaquim e Cine Cora Coralina (UEG)
Horário: das 15h às 17h09
Filmes/sinopses:
 
- Histoires de la plaine (documentário, 72min), de Christine Seghezzi (FRA): Nos pampas argentinos, as terras ao redor de Colônia Hansen estão entre as mais férteis do mundo. Por um longo período, milhares de vacas pastavam ali a céu aberto. Dizia-se que o melhor bife era o argentino. “Histoires de la Plaine” revolve essas terras que já ninguém ara \ e faz surgirem histórias de um passado sob a sombra de desaparecimentos e de um presente marcado pelo sacrifício de seres humanos, animais e meio-ambiente pelo uso de pesticidas e pela monocultura.
 
- Ninguém nasce no paraíso (documentário, 25min), de Alan Schvarsberg (BRA-DF): No paraíso da ilha de Fernando de Noronha espécies em extinção, como a tartaruga marinha, encontram políticas de preservação. Já a espécie humana encontra-se em risco de extinção diante da proibição de nascimentos na ilha, quando as gestantes são expulsas aos 7 meses de gravidez.
 
- Algo do que Fica (ficção, 23min), de Benedito Ferreira (BRA-GO): Avó e neta estão de mudança da casa onde vivem no centro de Goiânia, ao lado do lote do acidente do Césio 137. Em breve a casa será demolida para a construção de um museu. Enquanto isso, uma estranha presença orbita pela casa.
 

F
ilme "Algo do que Fica" será exibido nesta quarta-feira
 
- The Reflection of Power (documentário, 9min), de Mihai Grecu (FRA): Na capital mais secreta do mundo, uma multidão assiste a um show, enquanto um desastre ameaça toda a cidade… 
 
- Railment (animação, 10min), de Shunsaku Hayashi (JAP): Num cenário contínuo, seu movimento físico se mantém na mesma posição. A velocidade da continuidade e o seu movimento aceleraram e, gradualmente, causam uma distorção. 
 
- El Ruido de los trenes (documentário, 67min), de Cristian Saldía (CHI): Num povoado no sul do Chile, chamado San Rosendo, funcionou, até o fim dos anos 1970, uma grande instalação ferroviária. Hoje, só passam dois trens por dia: um pela manhã e outro pela tarde. O filme descreve o que acontece no povoado entre as passagens desses trens: as atividades que os habitantes realizam, os espaços que ocupam e os trajetos que percorrem. Pequenos gestos que mostram a relação entre o homem e a paisagem num lugar que está desaparecendo.
 
- Da Margem do Rio o Mar (documentário, 13min), de Rei Souza (BRA-GO): Breve filme ensaio sobre a beira da rua.


 
15ª Mostra ABD Cine Goiás
Local: Cineteatro São Joaquim
Horário: das 19h30 às 21h
Filmes/sinopses: 
 
- A Noiva do Coelhinho (animação, 11min), de Rafael Franco (Goiânia): Adaptação do conto homônimo dos Irmãos Grimm, A Noiva do Coelhinho conta a história de uma menina que tenta enfrentar um intruso em sua horta. O filme aborda temas como cárcere privado, violência doméstica e abuso infantil.
 
- Família s2 (experimental, 6’), de João Henrique Pacheco (Goiânia): Através do fluxo de fotos, memes, vídeos e mensagens de voz, o cotidiano monossilábico das pessoas que compõe um grupo de whatsapp é exposto trazendo à tona seus preconceitos, crenças, posições políticas, valores e inúmeros “bom dia”.
 
- Mãe, Acorda a Vovó (ficção, 14’), de Cássio Domingos (Goiânia): José não consegue chegar a tempo para o funeral de sua avó.
 
- Água Dura (experimental, 3min), de Márcia Deretti & Márcio Jr (Goiânia): Muitas águas contêm os cátions cálcio (Ca2+(aq)), magnésio (Mg2+(aq)) e ferro II (Fe2+(aq)), que vêm acompanhados dos ânions carbonato, bicarbonato, cloreto e ou sulfato. É a quantidade dos cátions citados, principalmente o cálcio e o magnésio, que determina a dureza da água.
 
- Sódio (ficção, 8min), de Marcos Bruno Borges & Pedro Gomes: Giovani tenta mostrar para Lúcio algumas ideias que encontrou na internet.
 
- Umbral - Depois de Morrer (experimental, 4min), de Thomaz Magalhães (Goiânia): O universo pós morte é visto em primeira pessoa nesse curta experimental de ficção. O pesadelo, a agonia e a busca por respostas imprimem o sofrimento de quem morreu e não se preparou antes de partir. E quem está preparado para partir?
 
- Procura-se Marina  (ficção, 10min), de Yolanda Margarida (cidade de Goiás): Por alguns minutos acompanhamos Marina da saída da sua escola até a janela do seu quarto. Nesse trajeto, observamos e conhecemos um pouco do seu universo, nos tornando seus cúmplices irrevogáveis. Marina é e não é, e quem nunca?
 
- Outro Rolê Pelas Encruzilhadas de Roça Asfaltada - um rude múuuuvie (experimental, 8min), de  Marcelo Pereira Silva do Vale (Goiânia): Correndo em um rude labirinto um sujeito rumina sua formação existencial até encontrar o próprio rosto. 
 
- Da Margem Do Rio o Mar (documentário, 13min), de Rei Souza (Anápolis): Breve filme ensaio sobre a beira da rua.

 
 
Mostra Paralela do Cinema Brasileiro
Local: Cineteatro São Joaquim
Horário: 21h
Filmes/sinopses:
 
- At Land - Exibição performance ao vivo pela Orquestra dos Objetos Ordinários (IFG – Campus Cidade de Goiás) (ficção, 15min), de Maya Deren (EUA): Silenciosamente, uma mulher desperta numa praia onde as ondas quebram ao contrário. A paisagem de seus sonhos se desdobra enquanto ela tenta encontrar uma peça de xadrez que viaja da praia a uma festa, de uma estrada perdida, por casas vazias, rios subterrâneos até desaguar novamente no mar.
 
- O Colar de Coralina (drama, 77min), de Reginaldo Gontijo (BRA-GO): Um filme de Reginaldo Gontijo com Letícia Sabatella, inspirado no poema de Cora Coralina “O Prato Azul Pombinho”. Nele a poeta conta um episódio dramático de sua infância. Lúdico, poético, permeado de fantasia, um filme para toda família. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351